O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, comunicou, nesta sexta-feira (22), a formação de uma parceria estratégica com a Mubadala Capital, uma empresa árabe de investimentos, para impulsionar as atividades downstream no Brasil.
O acordo tem como objetivo fortalecer ainda mais os negócios nos setores de combustíveis renováveis, com foco no desenvolvimento de uma biorrefinaria na Bahia.
Quaisquer decisões subsequentes passarão por novos processos de planejamento e aprovação previstos nos sistemas aplicáveis, alinhados com o Plano Estratégico 2024-2028.
A refinaria designada para essa colaboração é a Mataripe, localizada em São Francisco do Conde (BA), com capacidade de processamento de 333 mil barris por dia.
O projeto conjunto com o investidor árabe inclui instalações para a produção de diesel renovável e querosene de aviação sustentável a partir de óleo vegetal proveniente de culturas nativas.
Tiago Silva
22/12/2023 - 22h41
Ao invés de retomar a Refinaria da Bahia que foi entregue de forma espúria para o Grupo Mubadala (Fundo do EAU)… vão fazer parceria?
É síndrome de Estocolmo???
Dudu
22/12/2023 - 17h39
Como assim? Até ontem essa refinaria privatizada era o diabo na terra e agora fazem até parcerias ?