O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos apresentou uma proposta, na última segunda-feira (18), de aumento de 52% no auxílio-alimentação para funcionários públicos, com previsão de início em maio de 2024. Com informações do Valor.
Com essa alteração, o valor do benefício subiria de R$ 658 para R$ 1 mil.
A iniciativa visa igualar o auxílio-alimentação do Poder Executivo ao dos outros Poderes, atendendo a um pedido dos servidores. Além disso, o ministério propôs incrementos no ‘auxílio-saúde’ e no ‘auxílio-creche’.
Conforme informado pelo ministério, esses novos valores foram sugeridos na proposta da Lei Orçamentária de 2024 e agora dependem da aprovação do Congresso Nacional.
José Feijóo, secretário de Relações de Trabalho, destacou em um comunicado que, como o aumento se aplica aos benefícios e não aos salários, ele beneficia mais aqueles que recebem menores remunerações, ajudando a reduzir as diferenças salariais no serviço público federal.
Vale ressaltar que o orçamento do ano que vem não inclui um aumento salarial geral para os servidores federais. Contudo, em maio deste ano, o governo já havia concedido um reajuste de 9%.
Zé Ninguem
19/12/2023 - 12h18
A manchete é pega-cliques. Vergonhosa! Salário, que é bom, congelado. Recomposição de perdas, nem pensar.