A Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um relatório técnico destacando a recuperação de um vídeo previamente postado e deletado por Jair Bolsonaro em 10 de janeiro. O material, considerado crucial em uma investigação em curso, sugere a suspeita de incitação a atos golpistas contra os Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.
No vídeo, um procurador de Mato Grosso faz alegações falsas sobre supostas fraudes no sistema de votação eletrônico, sugerindo que a eleição foi indevidamente conquistada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A PGR ressaltou que a recuperação do vídeo pela Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise do MPF permitirá “a continuidade da persecução penal contra o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro”, enquanto também busca apurar a responsabilidade da empresa Meta por não preservar o conteúdo.
A Meta, proprietária do Facebook, havia informado anteriormente ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, que não possuía mais o vídeo e que seria “impossível” recuperá-lo. Esta posição contrariou a solicitação da PGR, feita em 13 de janeiro, para a preservação do vídeo.
Em um desenvolvimento surpreendente, a plataforma MetaMemo, especializada na preservação de arquivos e memórias digitais, conseguiu recuperar o conteúdo do vídeo postado por Bolsonaro, conforme revelado pelo The Intercept. O achado pode ter implicações significativas na investigação em curso.
Zulu
16/12/2023 - 08h33
Só com a máquina do tempo para incitar alguém a fazer uma coisa que já aconteceu a dias.
Fábio
15/12/2023 - 20h19
Já desconfiava que vocês estavam censurando meus comentários. Vocês aceitam o comentário do bandoleiro aí abaixo e censuram o meu. Uma pena, entrava no site para ajudar com os cliques, mas posso ler as matérias no DCM, na Revista Fórum e no ICL. Tchau Cafezinho! Continuem dando espaço para que a extrema direita floresça sem combate, ou com o combate da esquerda caviar… Favor apagar meu penúltimo comentário também.
Fábio
15/12/2023 - 20h14
As redes sociais estão intimamente ligadas aos projetos da extrema direita; impulsionamento de conteúdos, proteção aos líderes extremistas… e um monte de gente perdendo a vida em páginas recheadas de futilidades.
Fábio
15/12/2023 - 20h12
O tal do Bandoleiro (abaixo) é tão covarde que não coloca o próprio nome. Deve estar planejando algum ataque a escolas ou mulheres enquanto se masturba com fotos de soldados e daquela coisa que ocupou o planalto entre 2018 e 2022. Sai do computador, punheteiro jogador de minecraft e vai fazer alguma coisa útil!
bandoleiro
15/12/2023 - 19h28
E qual seria o problema em compartilhar o video de um procurador da republica ?
Quer dizer que os brasileiros sao debiis mentais e se assistem um video saem pra rua quebrando tudo ?
Este procurador deu explicaçoes ?
Ou querem dizer que os brasilerios sao retardados mentais (que na osejam la aquela coisa é notorio…) e se alguem compratilha um video saem pra rua quebrando tudo ?
Nao cansam de viver nesta eterna pologia ao lixo ?
bandoleiro
15/12/2023 - 19h05
Como se incita alguem a fazer algo que ja aconteçeu 2 dias antes ? Vcs sao retardados ?