Pesquisa do Instituto RBIS revela que Boulos tem ampla vantagem sobre Ricardo Salles e outros candidatos
O Instituto RBIS, em pesquisa encomendada pela Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras e divulgada neste sábado, aponta que Guilherme Boulos (PSOL) está na frente na corrida para a prefeitura de São Paulo em 2024. De acordo com o levantamento, Boulos detém 23,1% das intenções de votos, seguido por Ricardo Salles (PL), candidato apoiado por Jair Bolsonaro, com 15,4%.
José Luiz Datena, apresentador da Band e filiado ao PDT, aparece em terceiro lugar com 13,6% das intenções de voto. Ele é seguido pelo atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), que tem 11,6%. Os deputados Tabata Amaral (PSB) e Kim Kataguiri (DEM) têm 6% e 4,6% das intenções de voto, respectivamente. O levantamento ainda mostra que 25,7% dos entrevistados declararam que votariam branco ou nulo.
A pesquisa também traz informações sobre o possível direcionamento dos votos caso determinados candidatos desistam da corrida eleitoral. Por exemplo, se Tabata Amaral saísse da disputa, 33,7% de seu eleitorado migraria para Boulos. O candidato do PSOL também é a segunda opção para 12,6% dos eleitores de Datena, 3,9% dos eleitores de Nunes e 3% dos eleitores de Kataguiri.
Ricardo Salles, por outro lado, herdaria 37,4% dos votos de Ricardo Nunes e 16,1% dos votos de Datena, caso esses candidatos desistam. Apenas 1,1% dos eleitores de Boulos considera Salles como segunda opção.
A pesquisa ainda indica que Boulos e Salles são os candidatos com os maiores índices de rejeição, com 31,4% e 30,3%, respectivamente.
O levantamento foi realizado por telefone com 2.002 eleitores de São Paulo entre os dias 17 e 18 de outubro. A margem de erro é de 2,2% e o índice de confiança é de 95%.
Baixe aqui a íntegra da pesquisa.
Vitor Hugo
30/10/2023 - 11h32
@ligeiro Não só estão na rua como já estão no principal campo de batalha: A Internet. O Boulos está trabalhando muito como deputado e a cada dia que passa a visibilidade dele aumenta.
Não quer dizer nada, irei continuar trabalhando para que ele ganhe essa eleição com bastante folga.
Ligeiro
29/10/2023 - 13h08
Torço muito que os partidários do PSOL já estejam nas ruas “fazendo a cabeça” da galera, mas não de uma forma a lavar o cérebro, mas sim conscientizar sobre o voto.
Demonstrar que votar em um pau capado como Ricardo Salles é cortar a vida da cidade. Mas bem, dado que especÚladores imobiliários (e corruptos iguais ao bolsonaro) dominam a cidade e cortam paus nas matas paulistanas, não a toa tem muito pau cortado votando no Salles.
O engraçado é ver o Datena tendo voto. Já desistiu não sei quantas vezes e tem gente que ainda o apoia. Datena poderia ser um deputado dado o número de votos, mas creio que ele prefere ser a pedra na tv no final das contas. Lembrando que uma das ideias era fazer a chapa Datena-Tabata.