Menu

A ópera privatista na GloboNews e a resposta de Guga Chacra sobre a greve em SP

O correspondente da Globo em Nova York, Guga Chacra, gerou um climão na emissora ao comentar uma questão óbvia sobre a greve dos metroviários em São Paulo. O comentário de Guga abalou o clima entre os comentaristas liberais da família Marinho. “Nos EUA, uma nação capitalista, metrô é público. No Reino Unido, tb. Fazer greve […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
REPRODUÇÃO

O correspondente da Globo em Nova York, Guga Chacra, gerou um climão na emissora ao comentar uma questão óbvia sobre a greve dos metroviários em São Paulo. O comentário de Guga abalou o clima entre os comentaristas liberais da família Marinho.

“Nos EUA, uma nação capitalista, metrô é público. No Reino Unido, tb. Fazer greve faz parte do capitalismo. Veja a greve da indústria automobilística em Detroit neste momento e tb dos atores de Hollywood. Greve não existe na Coreia do Norte”, lembrou Chacra.

Ao longo de todo o dia de ontem, os jornalistas da Rede Globo defenderam o governador Tarcísio de Freitas por ter se posicionado contra o movimento legítimo dos trabalhadores. Vamos lembrar que a paralisação foi motivada pelo projeto de desmonte dos serviços públicos de transporte que o governo de extrema-direita de Tarcísio quer implantar. Logicamente, que toda essa estrutura seria entregue para a iniciativa privada.

LEIA: O modus operandi de Tarcísio na greve em SP

Logo pela manhã cedo, durante programa Bom Dia São Paulo, o jornalista Rodrigo Bocardi, disse que as privatizações no setor de transporte e da Sabesp eram propostas associadas a Tarcísio. “Ele sempre disse que isso iria acontecer ou pelo menos queria tentar aplicar e desenvolver”, declarou. “Essas pessoas defendem seus empregos ameaçando o emprego da população”, completou.

Já o comentarista de política, César Camarotti e a apresentadora Júlia Duailibi, também saíram em defesa do projeto privatista do governador bolsonarista. Mas a base da argumentação de Camarotti foi de baixo nível, pois basicamente disse que os trabalhadores estavam se opondo ao “projeto eleitoral vitorioso”.

https://twitter.com/Rafael_RViegas/status/1709341299361407404?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1709341299361407404%7Ctwgr%5Ea561cff6510f165fa69dbb33ca538415b02ba504%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.diariodocentrodomundo.com.br%2Fguga-chacra-desafina-coro-da-globo-fazer-greve-faz-parte-do-capitalismo%2F

Ora, somente numa ditadura que uma classe não pode se manifestar contra determinados projetos e ninguém é obrigado a aceitar goela a baixo tudo que o governante propôs só porque ele saiu vitorioso. Na verdade, isso não quer dizer nada. O governante moderno tem o dever de ouvir a população antes de investir em qualquer medida. Com a tecnologia cada dia mais presente, existem diversas formas de exercer essa cidadania. Além disso, a dupla de jornalistas soltou a fake news de que Tarcísio venceu na capital.

O que também chamou atenção foi o questionamento raso de Duailibi: “A questão é: essa greve é a melhor maneira de se fazer essa discussão?”. Primeiro, a greve é a única e legítima forma de mobilização dos trabalhadores que estão se sentindo ameaçados de perderem seus empregos. Segundo, um projeto privatista JAMAIS será questionado e combatido numa mesa de bar ou no gabinete. Portanto, esse é um questionamento vil, despolitizante e desonesto.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nelson

05/10/2023 - 14h18

Não há uma única privatização que tenha entregado o mundo maravilhoso, o quase-paraíso que a avassaladora e insistente propaganda prometeu e segue prometendo.

E não haverá, pois a lógica da empresa privada quer é a obtenção de sempre maiores, lógica que não consegue se coadunar com as necessidades do povo em geral, setor empresarial incluído, que demandam serviços a preços justos para que seus custos não inviabilizem seu sustento. Simples assim.

Estou a demonizar a empresa privada? Não. Estou a explicitar algo que até um pré-adolescente saberia se não existisse uma campanha de propaganda brutal feita para evitar que as pessoas enxerguem as coisas que “saltam aos olhos”.

Se um indivíduo montar uma empresa e quiser pensar primeiramente nos interesses da comunidade, da nação – lógica de funcionamento de uma empresa pública – vai, fatalmente, sucumbir aos concorrentes.

Assim, os governantes e parlamentares que seguem impondo a entrega do que pertence ao coletivo para que uns poucos possam acumular lucros sempre maiores estão a trair o povo que neles votou.

Paulo

04/10/2023 - 20h06

Não sei o que dizer com relação aos transportes (Metrô, CPTM e ônibus), mas a SABESP é uma ótima empresa e faz um bom serviço, a preços que se não são os ideias certamente estão abaixo dos que serão cobrados pelos empresários que meterem suas mãos na água, um bem público e de serviço universal…No Rio parece que não deu muito certo…É fria.

Ugo

04/10/2023 - 11h52

“A atividade do setor de serviços no Brasil recuou em setembro e atingiu o menor patamar desde maio de 2021.
O Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) do setor ficou em 48,7 pontos no mês passado, ante 50,6 em agosto.”

“Confiança da Indústria cai pelo segundo mês consecutivo…O Índice de Confiança da Indústria (ICI) do FGV IBRE cedeu 0,5 pontos em agosto, para 91,4 pontos, pior resultado desde agosto de 2020”

Fanta

04/10/2023 - 11h32

Se privatiza onde convem ou onde é preciso e nao se privatiza onde nao convem ou nao é preciso.
Dogmas e regras boas para tudo filhas de ideologias pré emabaladas sao coisas para idiotas depensantes cornicos.

No caso do Brasil o setor publico é puro lixo.


Leia mais

Recentes

Recentes