Menu

China inaugura ferrovia de alta velocidade no estreito de Taiwan; próximo passo é se conectar à ilha

China inaugura sua ferrovia marítima mais rápida ao longo do Estreito de Taiwan, marcando um marco significativo em sua infraestrutura de transporte. A ferrovia de alta velocidade Fuzhou-Xiamen-Zhangzhou, de 277 quilômetros, começou a operar com trens circulando a uma velocidade máxima de 350 km/h. Esta é a primeira ferrovia de alta velocidade da China que […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Nova linha junto ao estreito de Taiwan. Foto: Xinhua.

China inaugura sua ferrovia marítima mais rápida ao longo do Estreito de Taiwan, marcando um marco significativo em sua infraestrutura de transporte. A ferrovia de alta velocidade Fuzhou-Xiamen-Zhangzhou, de 277 quilômetros, começou a operar com trens circulando a uma velocidade máxima de 350 km/h. Esta é a primeira ferrovia de alta velocidade da China que atravessa o mar e tem paradas nas cidades de Fuzhou, Putian, Quanzhou, Xiamen e Zhangzhou.

O projeto, que custou um total de 53 bilhões de yuans (cerca de 7,4 bilhões de dólares americanos), não só melhora a conectividade em Fujian, uma província limitada por seu terreno montanhoso, mas também reduz o tempo de viagem entre Fuzhou e Xiamen para menos de uma hora. Anteriormente, a viagem mais rápida levava cerca de 1 hora e 20 minutos.

Além de ser uma façanha de engenharia com 84 pontes e 29 túneis, a ferrovia também apresenta várias tecnologias inteligentes para garantir uma operação segura e eficiente.

Este desenvolvimento é ainda mais significativo à luz dos planos futuros da China. Até 2030, o país planeja estender uma linha de trem de alta velocidade para conectar Taiwan ao continente, o que exigirá a construção de um túnel submerso de 130 km. Este projeto ambicioso faz parte de um esforço mais amplo para melhorar a conectividade e integração entre Fujian e Taiwan, conforme delineado em uma circular emitida pelo Comitê Central do Partido Comunista da China e pelo Conselho de Estado. Marco Fernandes, pesquisador e apresentador do canal Dong Sheng News, destaca que o projeto tem objetivos estratégicos e geopolíticos, incluindo a integração nacional da China.

A nova ferrovia é a mais recente adição à extensa rede ferroviária de alta velocidade da China, que já conta com 42.000 km de trilhos operacionais, ocupando o primeiro lugar no mundo.

Imagens do site estatal chinês Xinhua.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes