“Acabar com a precarização e ‘escravidão’ dos profissionais”, defende a parlamentar
Rio de Janeiro – Em uma sessão plenária realizada no dia 26 de setembro de 2023, a Deputada Estadual Dani Balbi (PCdoB) apresentou uma proposta que pode mudar a vida dos artistas do Estado do Rio de Janeiro. A parlamentar, autora da proposta de “Cachê dos artistas” como trabalho intermitente, sugere um aditivo à lei do piso regional, defendendo a criação de uma tabela de cachê mínimo para os artistas.
A iniciativa contou com o apoio de diversas entidades sindicais, incluindo a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Difusão Cultural e Artística do Estado do Rio de Janeiro (FTEDCARJ), o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (SATED RJ), o Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro (SPDRJ) e o Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SINDMUSI RJ). Juntos, eles buscam estabelecer um valor mínimo para os cachês oferecidos aos artistas em todo o estado, combatendo a precarização e a “escravidão” dos profissionais perante seus contratantes.
A proposta, denominada Instrução Legislativa 95/2023, será agora encaminhada ao Governador Cláudio Castro para análise e possível inclusão, como aditivo, no Piso Regional do Rio de Janeiro para o ano de 2023.
Fotos do representantes:
Paulo
27/09/2023 - 20h56
É curioso ver uma parlamentar comunista propor “piso salarial” para profissionais de entretenimento, cuja natureza profissional é a de “ir aonde o povo está”, ou seja, uma categoria remunerada pelo valor atribuído pelo público ao seu trabalho, basicamente, e não por tabelas elaboradas por burocratas com base em nada, por pura arbitrariedade. Curioso não pelo caráter de baixíssima plausibilidade executiva da proposta, mas por sabermos que, nos regimes comunistas, não existem “pisos”…O artista, se quiser se apresentar, tem que cumprir a orientação do partido, do governo, etc, não podendo fazer o que quer, como por aqui se possibilita a esses profissionais…Não existe artista de verdade sem meritocracia…