Menu

Biden sobre acordo com Vietnã: “Objetivo não é conter a China”

Sputnik – O presidente dos EUA, Joe Biden, chegou a Hanói tarde de domingo, após concluir sua visita a Nova Deli, na Índia, para a cúpula do G20. O Ministério das Relações Exteriores da China alertou os EUA antes da viagem a Hanói de que Pequim não aceitaria novas tentativas de “minar a paz, estabilidade, desenvolvimento […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Sputnik – O presidente dos EUA, Joe Biden, chegou a Hanói tarde de domingo, após concluir sua visita a Nova Deli, na Índia, para a cúpula do G20. O Ministério das Relações Exteriores da China alertou os EUA antes da viagem a Hanói de que Pequim não aceitaria novas tentativas de “minar a paz, estabilidade, desenvolvimento e prosperidade regional.”

O presidente Joe Biden disse aos jornalistas no domingo que não está procurando “conter a China” enquanto a Casa Branca anunciava um grande avanço nas relações EUA-Vietnã, inclusive na esfera da segurança.

“Realmente, o que esta viagem é, é menos sobre conter a China, eu não quero conter a China. Eu só quero ter certeza de que temos um relacionamento com a China que está claro, direto, em que todos sabem do que se trata,” disse Biden, falando em uma coletiva de imprensa em Hanói.

“E uma das maneiras de fazer isso é garantir que estamos falando sobre as mesmas coisas. E acho que uma das coisas que fizemos – tentei fazer… é que temos a oportunidade de fortalecer alianças em todo o mundo para manter a estabilidade. É disso que se trata essa viagem. Ter a Índia cooperando muito mais com os Estados Unidos, estando mais próxima dos Estados Unidos, o Vietnã estando mais próximo dos Estados Unidos. Não é sobre conter a China. É sobre ter uma base estável no Indo-Pacífico,” disse Biden.

O presidente não elaborou sobre que tipo de “base” ele estava falando.

O mesmo princípio se aplica ao Diálogo de Segurança Quadrilateral, um pacto do Indo-Pacífico formado em 2017 e que inclui os EUA, Austrália, Índia e Japão, disse Biden.

“Por exemplo, quando passei muito tempo conversando com o presidente Xi, ele perguntou por que estávamos fazendo, por que eu ia ter o QUAD… E eu disse para manter a estabilidade. Não é sobre isolar a China, é sobre garantir que as regras do jogo sejam cumpridas. E então, espero que, acho que o Primeiro-Ministro Xi, quero dizer Xi, esteja enfrentando algumas dificuldades agora… Eu quero ver a China ter sucesso economicamente, mas quero vê-los ter sucesso de acordo com as regras,” disse Biden.

Os EUA e o Vietnã elevaram formalmente as suas relações a uma Parceria Estratégica Abrangente no domingo, com a Casa Branca a divulgar um documento explicativo indicando que o novo estatuto incluiria uma nova parceria na cadeia de fornecimento de semicondutores, um acordo de investigação científica e tecnológica, um maior número de pessoas para laços entre as pessoas na educação e aprofundaram os laços comerciais e de investimento na agricultura, empréstimos, clima, direitos humanos, saúde, minerais de terras raras e energia.

O pacto estratégico também destaca o compromisso dos EUA em “aprofundar” a cooperação em segurança com o Vietnã, inclusive por meio do fornecimento de quase 9 milhões de dólares para programas e equipamentos “para construir a capacidade vietnamita de combater o crime regional e transnacional”, e melhorar a “consciência do domínio marítimo, segurança das instalações portuárias, segurança de cargas e… capacidade de combater a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada.”

Finalmente, Washington também se compromete a fornecer apoio financeiro adicional a Hanói para lidar com o legado da Guerra do Vietnã, incluindo uma iniciativa liderada por tecnologia para identificar restos mortais, uma iniciativa de remediação de dioxina em torno da área da Base Aérea de Bien Hoa, 25 milhões de dólares para a remoção de munições não detonadas e assistência da USAID a pessoas nascidas com deficiências graves devido ao uso de dioxina pelos EUA.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes