Menu

Rússia confirma morte de Prigozhin

Morte de Yevgeny Prigozhin confirmada pela Rússia: líder do grupo Wagner estava entre as vítimas de acidente aéreo As autoridades russas confirmaram a morte de Yevgeny Prigozhin, fundador do grupo mercenário Wagner, após dias de especulação. Ele estava entre as dez pessoas que morreram em um acidente de avião na região de Tver, ao norte […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Yevgeny Prigozhin em um cemitério para combatentes do Grupo Wagner na área de Krasnodar, no sul da Rússia. Trecho de um vídeo publicado em 6 de abril de 2023, na conta do Telegram da Concord. ENTREGUE / AFP

Morte de Yevgeny Prigozhin confirmada pela Rússia: líder do grupo Wagner estava entre as vítimas de acidente aéreo

As autoridades russas confirmaram a morte de Yevgeny Prigozhin, fundador do grupo mercenário Wagner, após dias de especulação. Ele estava entre as dez pessoas que morreram em um acidente de avião na região de Tver, ao norte de Moscou, em 23 de agosto. Investigadores afirmam que análises de DNA confirmaram a identidade de todas as dez vítimas do acidente.

Prigozhin era o líder do grupo militar privado Wagner, que organizou uma revolta contra o Kremlin no final de junho. Ele foi autorizado a deixar a Rússia rumo à Bielorrússia após encerrar a revolta, em um acordo mediado por Minsk. Dmitry Utkin, que também fundou o grupo Wagner, estava igualmente no avião.

O Comitê de Investigação da Rússia informou que exames de genética confirmaram as identidades de todas as dez pessoas que morreram no acidente. “De acordo com os resultados, as identidades de todas as 10 vítimas foram estabelecidas e correspondem à lista declarada na lista de voo”, disse a porta-voz do Comitê de Investigação, Svetlana Petrenko.

Prigozhin e Utkin estavam ambos na lista de passageiros emitida pela autoridade de aviação civil da Rússia. As autoridades russas abriram uma investigação sobre violações do tráfego aéreo após o incidente, mas não forneceram mais detalhes sobre o que poderia ter causado o acidente.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, classificou o incidente como “trágico” e negou especulações de que teria sido orquestrado por Moscou, chamando-as de “mentira absoluta”. Mais cedo nesta semana, a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, disse que o incidente fazia parte de um “padrão” de “fatalidades não esclarecidas” na Rússia.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes