O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende escolher o sucessor de Augusto Aras em agosto. O mandato do atual Procurador-Geral da República (PGR) se encerra em setembro.
De acordo com os assessores presidenciais, o petista quer conversar com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) antes de definir um nome. Alguns ministros apontam preferência pelo vice-procurador-geral-eleitoral, Paulo Gonet. Ele foi fundamental na ação que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível.
Segundo fontes do Planalto, apesar da campanha de Aras para continuar no cargo, e da torcida da chamada “bancada baiana”, Lula tem avaliado que a ligação do atual PGR com Bolsonaro dificulte uma escolha.
Nas últimas semanas, candidatos ao cargo se apresentaram no Palácio do Planalto. Por exemplo, o subprocurador Mário Bonsaglia e Carlos Bigonha se reuniram com Alexandre Padilha, ministro de Relações Institucionais.
O presidente Lula chegou a dizer que não quer ser obrigado a escolher um nome a partir da lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República. Porém, segundo aliados do petista, nas últimas semanas ele tem afirmado que não descarta levar a lista em consideração.
Ronei
30/07/2023 - 10h03
A separaçào dos poderes prevista na Constituiçào e nao ha nenhum motivo
Ou é pra dar maais uma aparelhada, mais uma misturada entre politica e judiciario para agradar os “amigues”…
Mais uma bela de uma latrinada e a palhaçada segue.