Durante um encontro com os governadores do Nordeste realizado no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (26), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, assegurou que a conclusão da Transnordestina até os estados do Ceará e de Pernambuco é uma prioridade no Novo PAC. O programa será oficialmente lançado pelo presidente Lula no próximo dia 11.
O ministro informou aos governadores do Nordeste que o ramal ferroviário em Pernambuco será retomado com financiamento do governo federal.
“O trecho do Ceará será através de concessão e retomaremos a obra no trecho de Pernambuco, inicialmente, com o orçamento da União. Depois devemos fazer uma PPP (parceria público-privada)”, informou o ministro.
Ele mencionou também a Ferrovia de Integração Oeste Leste, que conecta os estados da Bahia e do Tocantins, além da Ferrovia Norte Sul, que liga São Paulo ao Maranhão e já foi inaugurada durante o governo do presidente Lula.
O ministro ressaltou que, nos próximos quatro anos, o Brasil receberá o maior investimento em infraestrutura ferroviária já realizado, combinando recursos provenientes do setor público e privado, com o objetivo de fortalecer significativamente a competitividade do país e reduzir os custos de produção de forma definitiva.
O trecho da Ferrovia Transnordestina em Pernambuco está parado há mais de dez anos.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!