Menu

Mauro Vieira fala em “reconstruir pontes com o mundo”

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou em entrevista ao Congresso em Foco que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pretende assumir o papel de mediador na guerra entre Rússia e Ucrânia. Segundo o chanceler, o presidente tem enfatizado a “necessidade urgente de se falar na paz, e não só […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Chanceler Mauro Vieira - Reprodução: Pedro França/Agência Senado

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou em entrevista ao Congresso em Foco que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pretende assumir o papel de mediador na guerra entre Rússia e Ucrânia. Segundo o chanceler, o presidente tem enfatizado a “necessidade urgente de se falar na paz, e não só na guerra”. Vieira defende que essa postura tem sido efetiva, apesar das críticas que Lula tem recebido por não se posicionar de forma mais contundente contra a Rússia e a invasão liderada por Vladimir Putin.

Vieira ressaltou que o Brasil está disposto a apoiar qualquer esforço de paz e que a situação na Ucrânia requer um esforço coletivo de vários países, não sendo uma tarefa para um país só. Ele também mencionou o recente engajamento de países africanos, que enviaram delegações de alto nível a Kiev e Moscou para dialogar com as partes.

O chanceler não descartou um encontro presencial entre Lula e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmando que “os canais estão abertos e estão funcionando, e o encontro pessoal entre os presidentes ocorrerá quando houver uma próxima oportunidade”.

Vieira descreveu o atual momento da política externa brasileira como uma “volta do Brasil ao mundo”, com o Itamaraty buscando “reconstruir pontes com o mundo” após o isolamento diplomático durante o governo de Jair Bolsonaro. Ele mencionou que Lula tem realizado reuniões bilaterais com chefes de Estado e de Governo de mais de 40 países.

Em relação à política externa durante o governo Bolsonaro, Vieira afirmou que estão trabalhando para reparar os danos causados. Ele também falou sobre a retomada das relações diplomáticas com a Venezuela, criticando a decisão do governo anterior de fechar a embaixada e os consulados brasileiros naquele país. Sobre o governo Maduro e as violações à democracia, Vieira afirmou que o Brasil expressará suas preocupações e críticas através de um diálogo diplomático franco.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes