Menu

Pesquisadores que não tiveram medalha do governo Bolsonaro são homenageados por Lula

Nesta quarta-feira (12), o governo federal realizou uma cerimônia no Palácio do Planalto para homenagear cientistas e entidades da sociedade civil que se destacaram pelas contribuições à ciência, tecnologia e inovação. Entre os homenageados estavam pesquisadores que tiveram a medalha do mérito científico cancelada pelo governo Bolsonaro. A ministra da Ciência e Tecnologia destacou que […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Nesta quarta-feira (12), o governo federal realizou uma cerimônia no Palácio do Planalto para homenagear cientistas e entidades da sociedade civil que se destacaram pelas contribuições à ciência, tecnologia e inovação. Entre os homenageados estavam pesquisadores que tiveram a medalha do mérito científico cancelada pelo governo Bolsonaro.

A ministra da Ciência e Tecnologia destacou que essa homenagem representava uma reparação histórica. Em 2021, o então presidente Jair Bolsonaro revogou as medalhas de dois pesquisadores que realizaram estudos que não agradaram ao seu governo. Marcus Lacerda, médico responsável por um dos primeiros estudos sobre a ineficácia da cloroquina no tratamento da Covid, e Adele Benzaken, ex-diretora do departamento de HIV/Aids do Ministério da Saúde, foram os pesquisadores que tiveram suas medalhas canceladas. Outros 21 cientistas renunciaram à indicação para a homenagem em solidariedade.

Ricardo Galvão, ex-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e atual presidente do CNPq, também foi homenageado. Ele foi demitido do INPE em 2019 após o presidente Bolsonaro acusar o instituto de divulgar dados mentirosos sobre o desmatamento na Amazônia. Os dados, no entanto, estavam corretos.

Durante a cerimônia, todos ressaltaram a importância desse gesto do governo como forma de resgatar a ciência e fortalecer a pesquisa científica no país. O presidente Lula enfatizou o papel fundamental da ciência e da pesquisa para o crescimento e o desenvolvimento sustentável do país. Além disso, a cerimônia marcou a volta do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, que estava paralisado desde agosto de 2018. O conselho tem como objetivo reunir a comunidade científica e o setor produtivo para aconselhar as decisões do governo nessa área.

A Academia Brasileira de Letras também foi homenageada e recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico, reconhecendo a importância da ciência como parte integrante do desenvolvimento brasileiro.

Essa iniciativa de homenagear os cientistas e reativar o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia reflete um novo posicionamento do governo em relação à ciência e à pesquisa, buscando valorizar e incentivar essas áreas para impulsionar o desenvolvimento do país.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes