Menu

Mudanças do Censo 2022 podem prejudicar 770 municípios, alerta a CNM

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) revelou que 770 cidades brasileiras poderão sofrer perdas de recursos devido aos novos indicadores populacionais do Censo de 2022. Segundo a CNM, as regiões mais afetadas seriam o norte e o nordeste do país. Em uma carta de alerta sobre o Censo, o presidente da CNM, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) revelou que 770 cidades brasileiras poderão sofrer perdas de recursos devido aos novos indicadores populacionais do Censo de 2022. Segundo a CNM, as regiões mais afetadas seriam o norte e o nordeste do país.

Em uma carta de alerta sobre o Censo, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destaca que esses municípios terão redução no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e em diversos programas federais que levam em consideração o contingente populacional.

A estimativa da CNM aponta que 4.523 municípios permanecerão estáveis e outros 249 ganharão uma maior participação na distribuição de recursos. De acordo com a confederação, os impactos serão distribuídos da seguinte forma:

  • Aproximadamente 61% dos municípios do Amazonas e de Rondônia serão afetados;
  • O impacto atingirá 33% das cidades do Amapá, 33% do Pará e 32% de Alagoas;
  • Por região, 29% dos municípios do Norte serão afetados, enquanto o percentual para o Nordeste é de 18%; Centro-Oeste e Sudeste, 11%; e Sul, 8%.

Para a CNM, os dados do Censo de 2022 não refletem com precisão a realidade do Brasil e abrem caminho para um “impacto direto” nos recursos transferidos para os municípios.

“Ao compreender a gravidade dessa situação para o país, a Confederação atuará junto ao Congresso Nacional e ao Executivo para que uma nova contagem populacional seja realizada já em 2025, a fim de obter dados precisos e corrigir as distorções decorrentes dessa pesquisa”, afirmou o presidente da Confederação em comunicado oficial.

A preocupação com os resultados do Censo de 2022 é uma questão de grande importância para os municípios afetados, que dependem dos recursos provenientes dos programas federais para o desenvolvimento de suas regiões e para a oferta de serviços essenciais à população.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes