O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prossegue o julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) movida contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta quinta-feira (29). O ex-mandatário é acusado de de praticar abuso de poder político e fazer uso inadequado dos meios de comunicação.
Para assistir a sessão, que terá início às 9h, basta entrar no canal do Youtube da Justiça Eleitoral.
Após a leitura do voto do relator da ação, Benedito Gonçalves, o julgamento foi interrompido na terça-feira passada (27). No seu voto, o ministro decidiu que Jair Bolsonaro será inelegível pelos próximos 8 anos, contados a partir das eleições de 2022.
O ministro rejeitou a solicitação do PDT de cassação da chapa devido ao fato de Jair Bolsonaro não ter sido eleito no processo eleitoral. O relator não declarou a inelegibilidade do general Braga Netto (PL), que foi candidato a vice-presidente na referida chapa.
Na sessão de quinta-feira (29), os ministros que votarão, em sequência, são Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, a vice-presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, o ministro Nunes Marques e, por último, o presidente da Corte Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes.
Existe a possibilidade de que algum dos magistrados solicite vista do processo, o que resultaria em um prazo adicional de análise. Isso poderia adiar o julgamento por até 30 dias.
Leia também: Ala do STF tem preocupações sobre a inelegibilidade imediata de Bolsonaro
carlos
29/06/2023 - 11h41
A justiça brasileira é assim não existe uma equanimidade, quando não é oito é oito mil, a justiça brasileira é a única no mundo que serve a Deus e ao diabo ao mesmo tempo sobre o mesmo aspecto, é o caso de falarem, serve a dois senhores simultaneamente.