O presidente e o Papa seguiram a tradição e trocaram presentes durante o encontro nesta quarta (21), no Vaticano.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, entregaram presentes ao Papa Francisco, no Vaticano, em encontro nesta quarta-feira (21).
Antes da reunião do presidente com o pontífice, o casal presenteou o Papa com uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a santa padroeira da Amazônia.
“Entreguei uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia e que anualmente atrai peregrinos de todo o Brasil para a maior festa católica do nosso país, o Círio de Nazaré”, escreveu Janta nas redes sociais.
Emocionada, Janja contou ao Santo Padre que a santa “movimenta mais de 3 milhões de pessoas” durante as festividades. A primeira-dama disse também que o convidou para participar das festas em outubro deste ano, em Belém (PA). O convite, no entanto, para ser aceito, depende das condições de saúde do Papa.
Lula entregou a Francisco uma gravura da Sagrada Família, feita pelo artista pernambucano J. Borges. As obras em xilografia do pintor foram expostas em museus como o Louvre, em Paris, o Museu de Arte Moderna de Nova York e a Biblioteca do Congresso americano. Nas redes sociais, o presidente publicou fotos do momento e agradeceu pela “boa conversa sobre a paz no mundo”.
O Papa, em troca, deu aos brasileiros uma placa em bronze produzida no Vaticano, com uma flor e os escritos “A paz é uma flor frágil”. O padre presenteou o casal e, em seguida, relembrou: “Estamos em tempos de guerra, e a paz é muito frágil. Quero te presentear com isso, que fazemos aqui nas nossas oficinas”.
O casal ainda recebeu do padre uma cópia da Mensagem da Paz para 2023, um documento sobre a Fraternidade Humana, e do livro com a oração feita pelo Papa Francisco em 27 de março de 2020, rezando pelo fim da pandemia, em uma praça deserta de São Pedro.
O petista informou que pretendia abordar na reunião com o pontífice temas como a fome, meio ambiente, segurança dos povos indígenas, Mercosul e a guerra no leste europeu entre a Rússia e a Ucrânia.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!