Nas últimas horas, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), intensificou as articulações para conseguir emplacar pelo menos dois aliados para ocupar ministérios no Governo Lula.
Interlocutores do pepista confirmaram que após a reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada, Lira ficou mais “empenhado” nas movimentações.
Nas últimas horas, o alagoano conversou com o líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), e com o líder do próprio PP na Casa Baixa, o deputado federal André Fufuca (MA).
No caso do UB, Lira ouviu de Elmar que o partido amadureceu a possibilidade de indicar o deputado federal Celso Sabino (UB-PA) para o Ministério do Turismo, atualmente ocupado por Daniela Carneiro, que se desfiliou do partido.
Já entre a bancada do PP, ainda não há uma definição, mas o nome do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) ganhou força nos bastidores. Como se sabe, Aguinaldo é o relator da Reforma Tributária na Câmara.
Ainda segundo esses interlocutores, Aguinaldo foi uma escolha pessoal de Lira para relatar a proposta e que na avaliação da própria bancada, a possível indicação do deputado para o Ministério da Saúde poderia representar um “ponto de equilíbrio” entre a Câmara e o Governo.
Porém, a indicação de Aguinaldo está atrelada a dois fatores importantes: a aprovação do texto relatado por ele, o que significaria uma vitória para o governo, e o “sinal verde” do presidente Lula para a indicação.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!