Menu

Lula: Brasil quer se manter neutro sobre guerra entre Rússia e Ucrânia

Ele falou sobre o assunto após reunião com presidente finlandês Publicado em 01/06/2023 – 15:50 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil – Brasília Agência Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (1º), que o Brasil faz parte de um grupo de países que quer “se manter neutro” para […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ele falou sobre o assunto após reunião com presidente finlandês

Publicado em 01/06/2023 – 15:50

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Agência Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (1º), que o Brasil faz parte de um grupo de países que quer “se manter neutro” para negociar o fim do conflito entre Ucrânia e Rússia. “Estamos tentando formular a oportunidade, quando convier aos dois presidentes, da Rússia e da Ucrânia, de colocar uma proposta de paz na mesa que tem que ser combinada com os dois”, disse Lula, após encontro com o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, no Palácio Itamaraty, em Brasília.

Para o presidente brasileiro, nada acontecerá enquanto Ucrânia e Rússia não tomarem a decisão de querer a paz. Lula reiterou a posição do Brasil de defesa da integridade territorial da Ucrânia e de condenação da invasão.

O presidente finlandês disse que tem a mesma opinião sobre o conflito e que toda tentativa pela paz é muito valiosa.

Niinistö chegou nesta quarta-feira (31) ao Brasil e, além de Brasília, manterá agenda em São Paulo, nesta sexta-feira (2), com foco na promoção comercial e de investimentos. Segundo ele, há várias possibilidade de cooperação econômica entre Brasil e Finlândia, citando comunicação cibernética e economia circular.

Durante declaração à imprensa, Lula destacou que a cooperação em ciência, tecnologia e inovação é de particular relevância nessa agenda bilateral.

“A Rede de Inovação Brasil-Finlândia reúne pesquisadores e especialistas e fortalece vínculos entre a pesquisa básica e aplicada dos dois países. Maior colaboração em áreas como comunicações, segurança cibernética, tecnologia militar e transição ecológica certamente trará benefícios concretos. Queremos retomar o dinamismo do relacionamento, inclusive utilizando os cientistas brasileiros na Finlândia, em áreas como 5G e 6G e bioeconomia”, disse.

Lula citou ainda parcerias no setor de biocombustíveis, serviços aéreos e combate a mudanças climáticas. “Estou certo de que a delegação empresarial que acompanha o presidente Niinistö encontrará excelentes oportunidades de negócios e investimentos no Brasil”, disse. “Em 2022, alcançamos um intercâmbio comercial de US$ 1,8 bilhão. É possível ir ainda muito além disso”, acrescentou o presidente.

Brasil e Finlândia estabeleceram relações diplomáticas em 1929. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a agenda bilateral é “marcadamente positiva” e existe interesse mútuo em expandir a cooperação em áreas estratégicas. Após a visita da presidenta Dilma Rousseff à Finlândia, em 2015, o presidente Niinistö esteve no Rio de Janeiro, nas Olimpíadas de 2016.

Edição: Juliana Andrade

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Patriotário

02/06/2023 - 11h47

O pianca mole, cuecão sujo de bosta, continua sua saga de escrever besteira tirada do kool
hahahahahahahaha

Alexandre Neres

01/06/2023 - 18h47

…” a Ucrãnia tem um presidente democrático, trabalhador, inteligentíssimo, culto, progressista e corajoso.”

Inteligentíssimo? Culto? Progressista? Para tudo. Aquele que usa umas blusinhas apertadas? Aquele que posa para a Vogue junto com a esposa em meio aos escombros da guerra fazendo caras e bocas? Hehehe

Se bem que para o nosso Homer Simpson o canastrão deva mesmo parecer “inteligentíssimo”, ilustrado, afinal de contas para ele quem não é? Alguma dúvida?

Não sei se nosso moralista é religioso, mas que é crente, ah isso é!

EdsonLuíz.

01/06/2023 - 17h56

Você não consegue enganar mais sobre a Ucrânia e sobre mais nada, Lula! Todos os que não são enganados por você já sabem que você quer é consolidar o que os seus amigos ditadores tomaram até aqui.

Coitada da Ucrânia com você! Você só quer é defender a Rússia!

A sua forma de fazer a guerra junto com seus amigos ditadores é falando em paz, Lula. Você é enganador como seu amiguinho Putin, que chama de Operação Especial aquela agressão fedorenta, que usa até bombas de fósforo branco para descascar covardemente as carnes das pessoas. Você é cúmplice disso, Lula!

Enquanto você não governa o Brasil e fica arengando com ditadores, a Ucrãnia tem um presidente democrático, trabalhador, inteligentíssimo, culto, progressista e corajoso.

Daqui a algum tempo você vai receber o ditador sanguinário Vladimir Putin aqui e, prostrado na frente dele, você vai dizer que as atrocidades documentadas que contam sobre as covardias da Rússia contra seus vizinhos que querem democracia são… narrativas !

Não é isso que você vai falar, Lula?
Você acabou de falar, prostrado na frente do ditador Nicolás Maduro, que a fome toda que o chavismo espalhou pela Venezuela e o assassinato de tantos jornalistas que denunciaram a covardia de Hugo Chaves e a de Maduro não ocorreram, que são narrativas!

E seu gado todo fedorento da boca até à alma vai dizer que você, com suas fake news, está –se arrepiem, porque o gado/jagunço nào tem vergonha de ser o que é e o que fala— …está “fazendo um desagravo a tudo que Maduro passou”

Se solidarizar com o sanguinário ditador Maduro é muita falta de respeito com o que os venezuelanos passaram e passam. E os venezuelanos têm que fugir de seu próprio país a pé, bem escondidos, para não serem presos e assassinador por Nicolás Maduro.

O caso da ditadura da Venezuela é tão sério que o digno presidente do Chile, Gabriel Boric, teve que o desmentir aqui mesmo, no Brasil, Lula.

O cara, o petista que fala isso de que você “fez um desagravo ao (ditador) Nicolás Maduro”, sente pena do ditador pelo trabalho que ele tem para perseguir, torturar e matar democratas e progressistas.

E o petista fedorento não tem vergonha dos seus afetos e de sujar as mãos de sangue ao ser cúmplice dos esfolamentos de vários ditadores, este é o X da questão!!

Na Ucrânia, mais de mil prédios do setor de saúde foram destruídos por misseis ou por bombas, cinquenta mísseis por dia, e você ofendendo a Ucrânia, dizendo que a Ucrânia não quer acabar com a guerra, que é sua forma fake de dizer que a Ucrânia também está fazendo a guerra.

A Ucrânia só está se defendendo, Lula, e você sabe disso!

E a questão não é a que você fala, de que a Ucrânia não pode ficar com tudo. A Ucrânia não quer tudo não, Lula ; a Ucrãnia só quer ficar com o que é dela. E a Ucrãnia não quer sofrer sob uma ditaduras como as que você defende, Lula!

A Ucrânia e os ucranianos podem ser educados com você, podem até ser cínicos agora, pelo tanto que você agrediu e ofendeu a Ucrânia. Mas terem sido ofendidos por você enquanto passam pela situação que estão passando e precisando se defender só pode levar os ucranianos e qualquer povo a ter ressentimento e até muita vergonha de se relacionar com você, Lula, amiguinho de todos os que são auxiliares e cúmplices no esfolamento, como Nicolás Maduro e Xi Jiping.


Leia mais

Recentes

Recentes