Ainda nesta segunda-feira, 29, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, revelou o desejo do país se tornar membro dos BRICS, grupo de economias emergentes formada atualmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Maduro disse isso após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília. “Aspiramos sim, queremos fazer parte dos Brics… E acompanhar a construção dessa nova geopolítica mundial”, declarou o presidente venezuelano em coletiva de imprensa.
“Precisamos construir essa nova geopolítica, que tem componentes fundamentais… União da América do Sul, apesar das diversidades… Junto aos Brics, cinco países poderosos que estão se transformando num grande ímã daqueles que buscam um mundo de paz e cooperação”, prosseguiu.
Sobre a proposta, Lula disse o seguinte: “Se você perguntar o que eu penso, então eu direi que sou a favor disso”. Além da própria Venezuela, outros países também querem entrar no bloco econômico. São eles: Argentina, Irã, Indonésia, Turquia, Arábia Saudita e Egito.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!