O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), que foi aliado do clã bolsonarista nas eleições do ano passado, prepara-se para um embate com a família de Jair nas eleições de 2024. A estratégia visa fortalecer seus aliados e aumentar sua base política pensando na disputa ao Senado em 2026.
Castro agiu de forma independente e definiu pré-candidaturas em municípios como Nova Iguaçu, Niterói, São João de Meriti, Petrópolis e também na capital, sem buscar o apoio do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que é um dos principais articuladores políticos da família. Essas escolhas deverão resultar em confrontos eleitorais entre os dois grupos políticos nas urnas.
As cinco cidades listadas possuem um eleitorado significativo, totalizando ao menos 6,7 milhões de pessoas. É esperado um aumento nos conflitos entre os dois grupos políticos. Para garantir a candidatura, caso o Partido Liberal (PL) recuse as indicações, já que Flávio Bolsonaro está brigando pela prioridade, Cláudio Castro planeja distribuir aliados entre os partidos União Brasil, PP, PSD e PSDB. Segundo fontes próximas do O Globo, apesar da disputa, o governador tem mantido uma relação “protocolar e respeitosa” com a família Bolsonaro, porém busca desassociar sua imagem da de Jair.
Sobre a prefeitura do Rio, o PL considera a possibilidade de lançar Flávio como candidato. Cláudio, por sua vez, defende uma aliança com o Partido Progressista (PP) e pretende lançar seu secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr., ou Dr. Luizinho. Ele é um aliado leal de Castro e possui um forte apoio eleitoral em Nova Iguaçu, que é o quarto maior colégio eleitoral do estado.
Na Baixada Fluminense, também ocorrerá um embate entre o governador e os bolsonaristas. Castro está apostando no presidente da Câmara, Dudu Reina (PDT), como candidato. Por sua vez, Flávio e seu pai têm como nome forte do grupo o deputado estadual Anderson de Moraes (PL) para a cidade. Recentemente, Moraes compartilhou um vídeo nas redes sociais ao lado de Bolsonaro, no qual menciona o projeto de ampliar o número de prefeitos do PL no país.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!