Nesta quarta-feira, 10, o embaixador da Ucrânia, Andrij Melnyk, publicou nas suas redes sociais uma foto ao lado do assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assuntos internacionais, o ex-chanceler Celso Amorim.
Ele destacou que “o Brasil pode desempenhar um papel importante para deter a agressão russa e alcançar uma paz duradoura e justa”.
Vale lembrar que no mês de abril, Amorim foi a Rússia e se reuniu com o presidente da federação, Vladimir Putin. Nesta viagem a Ucrânia, o ex-chanceler atendeu ao pedido pessoal do presidente Lula para conversar com o mandatário ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Mais cedo, em entrevista coletiva, Lula disse que sua expectativa é que p “o Celso [Amorim] me traga indícios e soluções para que a gente possa começar a conversar sobre paz”.
“Ele já sabe o que o [Vladimir] Putin quer, ele agora vai saber o quer o [Volodymyr] Zelensky. E, aí, vamos ter instrumentos para conversar com outros países e construir, quem sabe, a possibilidade de pararmos essa guerra”, acrescentou.
Alexandre Neres
11/05/2023 - 02h31
Capacho dos ianques.
Sabujo. Inculto. Papagaio de pirata. Lambe-botas. Vendido. Homer Simpson.
O cuecão borrado só pode estar de pianca mole!
Patriotário
10/05/2023 - 22h40
Quanto à cadelinha, não poderíamos esperar nada diferente … cadela ganha uma merreca para atacar o Lula, não importa o que aconteça. Já o pianca mole, o cuecão borrado, deve estar com algum problema geriátrico grave. Vai saber …
Nelson
10/05/2023 - 19h25
Mas, Pilger também mostra como Obama levou seu “progressismo” democrático ao povo líbio em 2011:
–
“Em 2011, Obama disse aos media que o presidente líbio Muammar Gaddafi planeava um ‘genocídio’ contra seu próprio povo.”
–
“’Sabíamos…’, disse ele, ‘que se esperássemos mais um dia, Benghazi, uma cidade do tamanho de Charlotte [Carolina do Norte], poderia sofrer um massacre que teria repercutido por toda a região e manchado a consciência do mundo’.”
“Isso era uma mentira. A única ‘ameaça’ era a iminente derrota dos fanáticos islâmicos pelas forças do governo líbio.”
–
“Com seus planos de reviver o pan-africanismo independente, um banco africano e uma moeda africana, tudo financiado pelo petróleo líbio, Gaddafi foi lançado como inimigo do colonialismo ocidental no continente no qual a Líbia era o segundo estado mais moderno.”
–
“Destruir a ‘ameaça’ de Gaddafi e seu estado moderno era o objetivo. Apoiada pelos Estados Unidos, Grã-Bretanha e França, a NATO lançou 9.700 ataques contra a Líbia. Um terço visava infraestrutura e alvos civis, informou a ONU. Ogivas de urânio foram utilizadas; as cidades de Misurata e Sirte foram bombardeadas. A Cruz Vermelha identificou valas comuns e a Unicef relatou que ‘a maioria [das crianças mortas] tinha menos de dez anos’.”
–
“No dia 14 de setembro de 2016, o Comité de Relações Exteriores da Câmara dos Comuns em Londres informou a conclusão de um estudo de um ano sobre o ataque da NATO à Líbia, que descreveu como uma “série de mentiras” – incluindo a história do massacre de Benghazi.”
–
“O bombardeamento da NATO mergulhou a Líbia num desastre humanitário, matando milhares de pessoas e deslocando centenas de milhares mais, transformando a Líbia do país africano com o mais alto padrão de vida num estado falido devastado pela guerra.”
–
Não consta que o nosso comentarista, que se diz indignado com a ocupação da Ucrânia pela Rússia e se mostra enfurecido a cobrar uma punição exemplar a Putin, tenha, em momento algum, cobrado que Obama seja levado a um tribunal.
Não consta que nosso comentarista qualifique Obama de ditador e nem os EUA por ele presidido de ditadura.
–
Qual o motivo dessa tremenda seletividade?
Nelson
10/05/2023 - 19h23
“Obama é só um branco que tomou sol demais”, afirmou Noam Chomsky ainda durante a campanha eleitoral daquele que seria o primeiro negro a assumir a presidência de uma sociedade que tinha doses elevadas de racismo.
–
Chomsky nos advertia de que Barack Obama estava perfeitamente integrado ao modus operandi do Sistema de Poder que domina os EUA e, portanto, toda a esperança depositada nele estava fadada a, rapidamente, se tornar desilusão.
–
Em seu artigo, John Pilger nos mostra um pouco de como foi o “reinado” – fazendo menção inclusive às “kill lists” – daquele que chegou, pasmem, a ser agraciado com o prêmio Nobel da Paz:
–
“Uma das vertentes persistentes na vida política americana é o extremismo fanático que se aproxima do fascismo. Embora Trump tenha sido creditado com isso, foi durante os dois mandatos de Obama que a política externa americana cortejou seriamente o fascismo. Isso quase nunca foi relatado.”
“’Acredito no excepcionalismo americano com cada fibra do meu ser’, disse Obama, que expandiu um passatempo presidencial favorito, bombardeios e esquadrões da morte conhecidos como “operações especiais” como nenhum outro presidente havia feito desde a primeira Guerra Fria.”
“De acordo com uma pesquisa do Conselho de Relações Exteriores, em 2016 Obama lançou 26.171 bombas. São 72 bombas a cada dia. Ele bombardeou as pessoas mais pobres e negras: no Afeganistão, Líbia, Iemen, Somália, Síria, Iraque, Paquistão.”
“Todas as terças-feiras – informou o New York Times – ele selecionava pessoalmente aqueles que seriam assassinados por mísseis Hellfire disparados de drones. Casamentos, funerais, pastores foram atacados, junto com aqueles que tentavam coletar as partes que enfeitavam o ‘alvo terrorista’”.
‘Um importante senador republicano, Lindsey Graham, estimou, com aprovação, que os drones de Obama mataram 4.700 pessoas. ‘Às vezes você bate em pessoas inocentes e odeio isso’, disse ele, mas eliminamos alguns membros muito importantes da Al Qaeda.”
Nelson
10/05/2023 - 19h22
Apaixonado pelo que chama de “progressismo” democrático dos Estados Unidos, um dos comentaristas de “O Cafezinho” costuma acusar o Sputnik de ser um panfleto de propaganda da, segundo ele, “ditadura da Rússia”.
–
Pelo Brasil e o restante do mundo, em troca do “vil metal”-$$$$, milhares de órgãos da mídia hegemônica se transformaram em meros “panfletos” da grande ditadura imposta pelo Sistema de Poder que domina os EUA e o nosso comentarista nada diz a respeito.
–
Aliás, ele mesmo não passa de um “panfleto” de propaganda dos EUA, pois “passa pano” para todos os numerosos crimes que os governos daquele país vêm cometendo há décadas.
–
O que mais faz é puxar o saco dos yankees e acusar Rússia, China, Coreia, Iran, Venezuela, Cuba, e quem mais ousar dizer não aos Estados Unidos, de ditaduras sanguinárias.
–
Vamos ver o que conta o jornalista e cineasta australiano, John Pilger, acerca do tal “progressismo” mui democrático dos EUA:
“De acordo com um relatório amplamente ignorado pelos Médicos pela Responsabilidade Social, Médicos pela Sobrevivência Global e pelos Médicos Internacionais vencedores do Prémio Nobel pela Prevenção da Guerra Nuclear, o número de mortos na ‘guerra contra o terror’ dos Estados Unidos foi de ‘pelo menos’ 1,3 milhão no Afeganistão, Iraque e Paquistão.”
–
“Este número não inclui os mortos das guerras lideradas e alimentadas pelos EUA no Iémen, Líbia, Síria, Somália e além. O número real, disse o relatório, ‘pode muito bem ser superior a 2 milhões [ou] aproximadamente 10 vezes maior do que o público, especialistas e decisores têm conhecimento e [é] propagado pelos media e pelas principais ONGs’.”
“‘Pelo menos‘ um milhão foram mortos no Iraque, dizem os médicos, ou cinco por cento da população.”
EdsonLuíz.
10/05/2023 - 14h12
Celso Amorin, seu urubu vagabundo: você e Lula já acusaram as democracias de alimentarem a guerra só porque as democracias estão ajudando a Ucrânia a se defender lhe dando algumas armas usadas.
Vicê e Lula são completamente vagabundos, Celso Amorin:: vocês sabem, todos sabem que a Rússia invadiu a Ucrânia para voltar a submeter a Ucrânia sob uma ditadura. Voce e Lula apoiam a Rússia por causa dusso e nem armas para a Ucrânia se defender vocês querem, para que só a Rússia tenha armas e assim o massacre da Ucrânia pela Rússia apoiada por vocês ficar mais fácil.
Saia já daí, Urubu Celso Amorin!
Tira os pés da Ucrânia!
Deixa de ser falso, saia, e deixa a Ucrânia em paz, já que você e Lula não têm coragem de condenar o assassino amigo de vocês!
Saia já da Ucrânia, Urubu Celso Amorin!
Fonzie
10/05/2023 - 12h38
O Larapio vai dizendo ha meses que tem na mao um plano infalivél para acabar com a guerra e nao foi na Ucrania para se encontrar pessoalmente com Zelensky mas mandou este Zé Ruela….?!?! Kkkkkkkkkkk
O Canastrao é um completo idiote que fala uma serie de idiotices sem antecedentes…