Menu

Transpetro vai retomar a contratação de navios

Publicado em 04/05/23 – 19h20 | Atualizado em 04/05/23 – 20h12 Transpetro — O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, disse nesta quinta-feira (4), que a empresa criou um grupo de trabalho para estudar o novo modelo de contratação de navios, destacando que essa será uma das missões da sua gestão. O executivo afirmou ainda que […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Divulgação

Publicado em 04/05/23 – 19h20 | Atualizado em 04/05/23 – 20h12

Transpetro — O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, disse nesta quinta-feira (4), que a empresa criou um grupo de trabalho para estudar o novo modelo de contratação de navios, destacando que essa será uma das missões da sua gestão. O executivo afirmou ainda que a retomada das aquisições ocorrerá dentro de parâmetros responsáveis e “não será a qualquer preço ou a qualquer prazo”.

Bacci disse que o Brasil precisa da retomada da indústria naval e que a Transpetro, como braço logístico da Petrobras, apoiará essa iniciativa.

“Chego à Transpetro com a missão de retomar a construção de navios em estaleiros brasileiros. É a primeira decisão dessa gestão e, para isso, já criamos um grupo de trabalho que em 60 dias apresentará um projeto com o novo modelo de contratação e o número de embarcações”, afirmou o executivo em entrevista coletiva à imprensa.

Segundo Bacci, a construção de novas embarcações visa atender prioritariamente à Petrobras, controladora da Transpetro. No longo prazo, a petroleira vai se beneficiar da ampliação da frota própria porque reduzirá sua exposição às flutuações dos custos de afretamento e tornará sua logística ainda mais eficiente.

O presidente da Transpetro ressaltou ainda uma das principais orientações do GT. “A contratação de navios seguirá parâmetros responsáveis e todos os procedimentos de governança. Vamos contratar novos navios, mas não será a qualquer preço e a qualquer prazo”, disse.

Bacci acrescentou que se reuniu com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) para que eles possam integrar desde início o processo de contratação e deixá-lo dentro de todas as conformidades legais. Os recursos utilizados nesse programa virão do Fundo da Marinha Mercante (FMM), que foi elaborado para esse tipo de financiamento.

“Estamos conversando com o governo federal a fim de incluir esse projeto entre aqueles que serão priorizados no futuro programa de investimentos. E, além disso, vamos integrar a comissão mista entre Petrobras e o BNDES que visa facilitar a apresentação de projetos de financiamento da estatal”, explicou Bacci.

O meio ambiente também está na pauta do novo presidente. “O mundo está preocupado com a redução de emissões de gás de efeito estufa e devemos incorporar essa questão. Por isso, o projeto de contratação dos futuros navios prevê que eles terão tecnologias verdes de navegação”.

Bacci ressaltou ainda o braço logístico terrestre da Transpetro e sua vantagem ambiental em relação aos demais modais. Somente um duto operado pela companhia – o Osbra, oleoduto São Paulo-Brasília, tem capacidade de substituir o transporte que seria feito por caminhões bitrens e evitar uma emissão de aproximadamente 200 mil toneladas de CO2 por ano.

Concurso Público

Bacci informou que ainda esse ano será realizado novo concurso público para recompor o quadro de pessoal da companhia e que pretende fortalecer a diversidade e a liderança feminina na companhia.

“Queremos promover melhorias nos processos seletivos internos para privilegiar um aumento de diversidade nas lideranças”, finalizou.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes