Menu

Lula diz que China será a primeira economia do mundo e sem fazer guerra

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira, 26, que a China será a primeira economia do mundo em 2024, superando os Estados Unidos. A declaração do petista ocorreu durante entrevista coletiva após reunião com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez. Lula destacou todo o processo que a China teve que passar […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Lula e Xi Jinping, abril de 2023. Foto de Ricardo Stuckert.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira, 26, que a China será a primeira economia do mundo em 2024, superando os Estados Unidos. A declaração do petista ocorreu durante entrevista coletiva após reunião com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez.

Lula destacou todo o processo que a China teve que passar desde a sua revolução, iniciada em 1949. “Eu quando vejo alguns países preocupados com o crescimento da China fico me perguntando se a gente está lembrado do discurso que era feito nos anos 80, depois do famoso Consenso de Washington, depois que se criou a ideia de que o mundo não teria mais problemas se fosse globalizado”.

“Tinha um discurso feito há 43 anos, a globalização era a saída para a humanidade. E por conta disso, todas as mega empresas americanas foram investir na China. Para desenvolver a China? Não. Para utilizar a mão de obra barata que a China oferecia naquele instante”, prosseguiu.

“O que aconteceu com os chineses? Souberam tirar proveito do investimento. Não sei qual foi o milagre que eles fizeram, mas o dado concreto é que quando o Trump foi candidato e começou a dizer que era preciso tirar as empresas da China para as empresas voltarem para os Estados Unidos já era tarde”, completa.

Por fim, Lula também destacou que o desenvolvimento da China não foi sustentado com guerras, como os Estados Unidos fizeram contra diversos países do mundo. “A China já é a segunda economia mundial e possivelmente no próximo ano será a primeira economia do mundo. Com uma diferença: faz muitos anos que a China não faz guerra, isso em uma demonstração de que somente com muita paz é possível você aproveitar o dinheiro produzido pelo povo para poder gerar emprego e bem-estar social”.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

caixa de suco

27/04/2023 - 06h18

Já desmentiram fofa, adivinha?? Era fake news 😘😘

Alexandre Neres

26/04/2023 - 13h41

Senhor EdsonLuíz (sic), quem é “Cater”? Pelo menos desta vez não foi “Tramp”.

Não sou moleque feito o senhor. Nem propago fake news.

Leia abaixo:

https://blogdojuca.uol.com.br/2020/04/de-carter-para-trump-a-china-nao-desperdicou-nenhum-centavo-em-guerras/

EdsonLuíz.

26/04/2023 - 11h10

Kkkkkkkkk
Cater conversando com Trump com o uso ds IA? Não havia esta tecnologia ainda!

Natalia

26/04/2023 - 11h06

Este rato continua dando prejuizos aos brasileiros…https://www.airway.com.br/antonov-suspende-negociacoes-para-fabrica-no-brasil-apos-falas-de-lula/

Patriotário

26/04/2023 - 10h48

Eu gosto de lamber mamadeira de piroca, mas só se for a dos isteitis
hahahahahahahahaha
O patriotário nem nem só não É mais mau caráter por falta de espaço (no próprio rabo)

Alexandre Neres

26/04/2023 - 10h46

A “Newsweek” noticiou que o ex-presidente Jimmy Carter recebeu telefonema de Trump, preocupado com o crescimento geopolítico da China. Carter reagiu:

“Você tem medo que a China nos supere, e concordo com você. Sabe por que a China nos superará? Eu normalizei relações diplomáticas com Pequim em 1979, e desde aquela data sabe quantas vezes a China entrou em guerra com alguém? Nenhuma, enquanto estamos constantemente em guerra. Os EUA são a nação mais guerreira da história do mundo, quer impor aos Estados se submeterem ao nosso governo e aos valores americanos em todo o Ocidente, e controlar as empresas que dispõem de recursos energéticos em outros países. A China, no entanto, investe seus recursos em projetos de infraestrutura, ferrovias de alta velocidade, tecnologia 6G, inteligência robótica, universidades, hospitais, portos e edifícios, em vez de usá-los em despesas militares. Quantos quilômetros de ferrovias de alta velocidade temos em nosso país? Já desperdiçamos U$ 300 bilhões em despesas militares para submeter países que procuravam sair da nossa hegemonia. A China não desperdiçou nenhum centavo em guerras e, por isso, nos ultrapassa em quase todas as áreas. Se tivéssemos U$ 300 bilhões para instalar infraestruturas, robôs e saúde pública nos EUA, teríamos trens bala transoceânicos de alta velocidade. Teríamos pontes que não desabam, sistema de saúde grátis para os americanos não infectarem, por Covid-19, mais conterrâneos do que qualquer outro país do mundo. Teríamos estradas adequadas. Nosso sistema educativo seria tão bom quanto o da Coreia do Sul ou Xangai.”

Kleiton

26/04/2023 - 09h59

Continua falando asneiras, não aprende.

EdsonLuíz.

26/04/2023 - 09h51

Atenção à política internacional!
▪A China mantém em pânico inúmeros países nas suas redondezas::
▪Vietnam;
▪Japão,
▪Taiwan;
▪Filipinas;
▪Índia
E vários outros países.
Inclusive a China apavora a Austrália!

O apavoramento que a China causa é sempre por controle de territórios e mares que não lhe pertencem.


Leia mais

Recentes

Recentes