O general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, não comparecerá à CPI dos Atos Antidemocráticos na Câmara Legislativa do Distrito Federal, instituída para apurar os atos golpistas do dia 08/01.
Marcado para esta quinta-feira (19), o depoimento foi cancelado. O cancelamento foi confirmado pelo presidente da CPI, deputado Chico Vigilante (PT). Heleno avisou à cúpula da comissão que não compareceria à audiência.
Confira as datas das próximas oitivas consideradas essenciais:
- 27 de abril: coronel Cintia Queiroz de Castro, subsecretária de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do DF;
- 4 de maio: Adauto Lúcio Mesquita, empresário suspeitos de financiar o acampamento golpista;
- 11 de maio: coronel Fábio Augusto Vieira; ex-comandante-geral da PM;
- 18 de maio: general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, ex-chefe do Comando Militar do Planalto;
- 25 de maio: José Acácio Serere Xavante, indígena preso em 12 de dezembro, dia de ataques à sede da Polícia Federal, em Brasília.
Também deverão depor outros cinco militares, cujos depoimentos não foram agendados: coronel Reginaldo Leitão, coronel Klepter Rosa, coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos, major Cláudio Mendes dos Santos e tenente-coronel Paulo José.
EdsonLuíz.
18/04/2023 - 22h25
Como assim, o general Heleno não vai depor? Ele não é obrigado? É preciso instalar rápido a CPi do Congresso e convocá-lo também!
Mas fica sempre estas questões:: é super importante apurar o quanto do 08 de Janeiro foi puro vandalismo de irresponsáveis e se teve alguma motivação conspiratória a sério por trás.
Tudo aquilo tem chance de ter sido bem sério e precisa ser seriamente apurado.
Mas aí o PT fica batendo bumbo e fazendo um imenso carnaval para servir a uma projeção da imagem do PT de defesa da democracia que, no real, nunca foi a dos petistas, e na hora de fazer o que precisa, que é instalar a CPI para apurar, o PT é o primeiro a fazer tudo para impedir.
E certos doentes petistas vêm torrar aqui, acusando de ser conivente com estas possibilidades de ameaça à democracia exatamente quem não é.
Eu, quando me posiciono sobre estas coisas, parto da premissa de que tudo deve ser investigado exatamente porque não conhecemos a natureza e extensão daqueles atos políticos. E não faço nenhum juízo a priore. Já quem vem aqui, agride, xinga e é leviano fazendo acusações e tendo muitas certezas que não têm nenhuma condição de ter (coisa bem típica da irresponsabilidade e leviandade de muitos petistas), na hora de instalar uma CPI para apurar, a coisa toda deixa de ter a gravidade que eles apregoavam.
Deixem de ser levianos, os que são!
Edu
18/04/2023 - 21h31
Condução coercitiva nesse anão de jardim …
E vc patriotário?????? é a favor da Condução coercitiva? Seja sincero ao menos uma vez nessa vidinha medíocre!!!!!