Nesta terça-feira, 18, o governo da Rússia disse que os esforços do governo Lula para mediar o conflito na Ucrânia “merecem atenção”. O Kremlin também criticou o governo francês ao dizer que não tinha visto nenhum plano para um acordo de paz apresentado por Macron.
O portal Boomberg chegou a noticiar que o presidente da França estava procurando se aproximar da China com um plano que tinha como objetivo o início do diálogo entre Moscou e Kiev.
Por outro lado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu críticas dos Estados Unidos por defender a tese de que o Ocidente, liderado pelos norte-americanos, incentivam a guerra ao fornecer armas para a Ucrânia.
O chefe de estado brasileiro disse que o governo Biden deveria parar de enviar armas para os ucranianos e começar a falar sobre a paz. Como se sabe, Lula tem defendido abertamente a criação de um grupo de países neutros na guerra Rússia-Ucrânia para mediar a paz.
Questionado sobre a sugestão de Lula, o porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, afirmou o seguinte: “Quaisquer idéias que levem em conta os interesses da Rússia merecem atenção e certamente precisam ser ouvidas”.
Já sobre o suposto plano de Macron, Peskov disse que o Kremlin não foi procurado sobre o assunto. “Não temos conhecimento da existência de nenhum plano francês, não recebemos nada do lado francês”, esclareceu o porta-voz.
dudu laranjinha
18/04/2023 - 12h25
O plano de paz da Russia é jogar bombas na Ucrania e tomar parte do territorio para si.
EdsonLuíz.
18/04/2023 - 10h16
A Rússia ameaça, abusa e aterroriza todos os seus vizinhos. Dos quatorze ou quinze países com quem tem fronteiras, a Rússia só não invadiu até hoje a Noruega.
A Suécia e a Finlândia eram países que conservavam neutralidade e não buscavam a proteção da OTAN; não é mais assim. A escalada de guerras, agressões e assédios da Rússia aos vizinhos nos últimos anos, a invasão da Criméia e agora, com a tentativa de tomar toda a Ucrânia e de deixar totalmente destruído tudo o que não conseguir tomar, levou a Suécia e a Filândia a pedirem entrada na OTAN para proteção contra os russos de Putin. A Finlândia já hasteou a sua bandeira na sede da Organização Militar Defensiva de proteção contra ditaduras e a Suécia está a um passo de hastear a sua.
Incrivelmente, este terror que a Rússia causa nos vizinhos democráticos, agora com a cumplicidade de Lula, está levando a… Sérvia…. a pedir entrada na OTAN para se proteger. É bom saber que, a rigor, o único país que realmente tem amizade com a Rússia é a Sérvia… e agora, Lula.
A China não tem amizade com a Rússia; tem cumplicidade e interesses perigosos de dominação, para impedir que insurgências internas exijam a democratização da Rússia, o que inevitavelmente anteciparia em décadas a queda do regime autoritário chinês.
São estas as coisas a que Lula está se juntando e carregando junto o Brasil. Nem Jair Bolsonaro conseguiria fazer pior.
Efrem
18/04/2023 - 10h12
O fantoche da China tem a cara de fantoche mesmo.
Efrem Ventura
18/04/2023 - 09h11
O plano de paz do Brasil é apoiar a guerra.
Mandrake
18/04/2023 - 09h08
O representante do Pais que està jogando bombas na cabeça de crianças par anexar um pedaço de territorio de outro pais ao seu disse isso ?
Natalia
18/04/2023 - 09h00
Lixo…o Brasil é puro lixo.