Menu

Brasil volta a ter Conselho Nacional de Direitos LGBTQIA+

Órgão colegiado vai garantir participação da sociedade civil, propor políticas e monitorar violências Publicado em 07/04/2023 – 16h30 Por Nara Lacerda – Brasil de Fato – São Paulo (SP) Brasil de Fato — O governo federal anunciou a criação do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e […]

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Chico Carlos/CUT

Órgão colegiado vai garantir participação da sociedade civil, propor políticas e monitorar violências

Publicado em 07/04/2023 – 16h30

Por Nara Lacerda – Brasil de Fato – São Paulo (SP)

Brasil de Fato — O governo federal anunciou a criação do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e Outras (CNLGBTQIA+).

De acordo com decreto publicado no Diário Oficial da União, o órgão tem objetivo de “colaborar na formulação e no estabelecimento de ações, de diretrizes e de medidas” para essas populações.

Para isso, o colegiado contará com 38 participantes, entre representantes do próprio governo e da sociedade civil. As indicações terão mandatos de 2 anos, sem remuneração.

O Brasil já contava com uma iniciativa dessa natureza desde 2010, quando foi criado o Conselho Nacional de Combate à Discriminação LGBT.

No início da gestão de Jair Bolsonaro (PL), em abril de 2019, o projeto foi extinto, junto com todos os conselhos que integravam a Política Nacional de Participação Social.

Em junho do mesmo ano, o Supremo Tribunal Federal, determinou que a decisão fosse revertida. Mas a recriação órgão ocorreu de forma esvaziada.

O governo conservador estabeleceu então o Conselho Nacional de Combate à Discriminação, com atuação limitada, genérica e regras que praticamente impediam a participação da sociedade civil.

Com a recriação do grupo pela gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), as atribuições voltam a ter efetividade na prática.

O CNLGBTQIA+ vai colaborar com a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania para elaboração de critérios e parâmetros de ações governamentais.

Além disso, ficará responsável por monitorar políticas públicas e propostas parlamentares, acompanhar e ajudar em decisões orçamentárias, promover estudos, debates e pesquisas, apoiar campanhas e organizar a Conferência Nacional LGBTQIA+.

Também será tarefa do novo conselho “receber e analisar representações ou denúncias de condutas ou situações contrárias” aos direitos das pessoas que fazem parte dessas populações.

Edição: Thalita Pires

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alexandre Neres

09/04/2023 - 17h31

É bonitinho de se ver a união da extrema-direita.

Lavajatistas e bolsonaristas estão juntos e misturados.

Bots, trolls, haters e homer simpsons são aliados para reverberar que foi só uma gripezinha, que o 8J foi uma manifestação legítima e que o STF é inimigo da democracia.

Paulo

09/04/2023 - 15h41

Eles próprios, gays e congêneres, se apartam da sociedade e a esquerda se apropria dessas divisões – e as reforça – para explorá-las, politicamente…Sem perceber o jogo da esquerda (de parte da esquerda, na verdade, uma minoria, de linha gramsciana, geralmente em posição doutrinária e de liderança), tornam-se pessoas rotuladas, carimbadas, estereotipadas, segregadas, e, eventualmente, como decorrência desse distanciamento crescente, hostilizadas…

EdsonLuíz.

09/04/2023 - 11h33

Eu fico feliz por, ao discordarem de mim, não me fazerem uma agressão; e respeito a observação a mim feita, se esta é a percepção de quem observa.

■Mas, com a minha visão de mundo, a minha formação e a minha consciência, só posso repetir::

▪Um Conselho de Direitos LGBTQA+ ??
Isso é bom!
Isso é bom!
Isso é muito bom!

Instrumentos adequados que contribuem com o combate à discriminação de qualquer tipo ou natureza sempre é bom!
Precisamos sempre ter Conselhos indígenas, Conselhos sobre questões raciais, Conselhos contra a misoginia…

Toda a luta para combater preconceito e suas consequências constitui progresso humano. Mas é necessário sempre ser observado que aqueles que assumem a defesa de bandeiras humanistas, democráticas e progressistas e, no entanto, vivem enlameados de corrupção e fazem a defesa de corruptos ou são aliados de ditadores e outros bárbaros, estes só assumem a defesa de valores progressistas, a defesa do negro, da mulher e do homossexual por oportunismo e por disfarce, como cortina de fumaça para esconder barbáries que lhes são importantes e, mascarando o próprio obscurantismo, se passarem por democratas, humanistas e progressistas.

E fazer a instrumentalização destes movimentos emancipatórios e cooptar suas lideranças para servirem a partidos políticos, a projetos particulares de grupo ou a ideologismos é danoso aos grupos atingidos, aos movimentos que são aparelhados, prejudicam suas causas…além de ser canalhice política!

Galinze

09/04/2023 - 11h22

homofobia no lugar de homossexualidade.

Edu

09/04/2023 - 10h14

Que bonitinho !!!!!! Podemos ver NAMORO de Canalhas … com o C maiusculo, arrombado
hahahahahahahahaha
Pra que serve um antipetista ? Nem pra adubo, seve …

Fanta

08/04/2023 - 22h03

Edson Luiz,

se posso dar um conselho…Você (com V maiúscula) é claramente uma pessoa de boa índole e boa fé, não caia no jogo do jagunço comunistoide…

Tudo de Bom !!

Galinze

08/04/2023 - 21h58

O único conselho que precisam é sobre a roupa que usam pois vestem como se todos os dias fosse carnaval, com roupa extravagante, bunda pra fora, perucas, enfim… bastante mal gosto.

Pro resto e do que fazem de baixo dos lençóis e com quem não interessa a ninguém por tanto não se e te entende por qual motivo se auto rotulem e rebaixem para serem explorados como se fossem alienigenas por uma parte politica…a mais imunda e rasteira.

Catalogar as pessoas por siglas ao invés do nome é nojento, de mal gosto e preconceituoso.

A esquerda Brasileira como sempre fazendo apologia da homossexualidade (palavra feia que parece um termo médico)…lixo, a esquerda brasileira é puro lixo.

William

08/04/2023 - 15h06

Porquê rotular as pessoas com siglas como.se.fossem placas de carros ?

EdsonLuíz.

07/04/2023 - 20h06

□Um Conselho de Direitos LGBTQA+

Isso é bom!
Isso é bom!
Instrumentos adequados que contribuem com o combate à discriminação de qualquer tipo ou natureza sempre é bom!

O que não é bom é *Criar instrumentos de combate à corrupção e depois ser dos principais corruptos, *Gritar para abaixarem na marra a taxa de juros como se o responsável por estabelecer os juros fosse uma pessoa má quando o malvado mesmo é quem precisa ter uma política fiscal séria e não tem e não pode fazer gastança populista mas faz, é *Pedir para a Ucrânia ceder a Criméia para a Rússia e desistir de pedir à OTAN que a proteja porque ela é corajosa mas é fraca que ele pede a Putim para parar pelo menos por um tempo de despejar mísseis pela Ucrânia toda sem ela ter feito nada….

Enfim::
▪Bom é estabelecer meios de combater covardias;
▪Ruim é ser ele, Lula, o covarde, como ele é tantas vezes.

Edson Luiz Pianca

P.S. Falem ao policial-gramático que desta vez eu não pontuei direito porque sou, como ele quer que eu seja, um imbecil, não. Falem para o policial-petista que desta vez eu utilizei, digamos assim, uma pontuação jamesjoyciana em homenagem aos LGBTQIA+


Leia mais

Recentes

Recentes