DW – O blogueiro militar Vladlen Tatarsky, um dos mais conhecidos da Rússia, morreu neste domingo (02/04) numa explosão em um café na cidade russa de São Petersburgo, informaram agências de notícias russas.
Pelo menos outra 16 pessoas ficaram feridas, segundo a agência Interfax, citando o Ministério do Interior da Rússia.
A explosão ocorreu no café Street Food Bar No. 1, que teria pertencido a Yevgeny Prigozhin, fundador do Grupo Wagner, organização paramilitar privada russa que luta ao lado de Moscou na guerra de agressão contra a Ucrânia.
Tatarsky, cujo nome verdadeiro é Maxim Fomin, estaria participando de uma “noite patriótica”, organizada pela Cyber Front Z, um grupo que se refere a si próprio como “tropa de informação da Rússia”.
“Houve um ataque terrorista. Tomamos certas medidas de segurança, mas, infelizmente, elas não foram suficientes”, disse o grupo no Telegram.
A agência de notícias russa TASS citou uma fonte policial dizendo que a explosão foi “causada por um dispositivo explosivo improvisado escondido dentro de uma estátua dada a Tatarsky como um presente”.
Críticas à campanha russa
Tatarsky foi correspondente na linha de frente da Ucrânia e chegou a participar de uma luxuosa cerimônia do Kremlin, em setembro do ano passado, na qual foi proclamada a anexação ilegal pela Rússia de quatro regiões parcialmente ocupadas da Ucrânia.
Originalmente da região do Donbas, no leste da Ucrânia, Tatarsky era um dos mais proeminentes blogueiros militares da Rússia e tinha mais de 560 mil seguidores no Telegram.
Embora fosse um defensor vocal da guerra na Ucrânia, ele criticou alguns aspectos da campanha russa.
Ainda não está claro quem está por trás da explosão.
EdsonLuíz.
03/04/2023 - 18h04
Aliás, MaisCq Falhado, você, Lula e Bolsonaro se congratulam com este monstro do Putin!
E quem mais:: Trump, Maduro, …
EdsonLuíz.
03/04/2023 - 18h01
Esses certos lulistas são doentes assim mesmo?
Os ucranjanos sendo assassinados aos milhares e com bombas as mais covardes, seus hospitais sendo destruídos por mísseis, suas criança sendo sequestradas às milhares… o mundo sofrendo a chantagdm da bomba nuclear.
Tudo isto porque um monstro resolveu anexar toda a Ucrânia ou destruí-la…
E este petista se manifestando aqui com os argumentos do monstro Vladimir Putin? Repetindo o que este monstro manda? Sendo marionete de um assasino?
Aquela ponte tem aue ser retalhada seu idiota. Aquela ponte é um monumento à vitória barbárie aproveitando o uso da sua pilhagem, que já é antiga e a anexação da Criméia é parte do butim dos loucos, com os quais você não tem vergonha de se congratular.
Dr MacPhail
03/04/2023 - 14h25
Na Guerra por Procuração na Ucrânia, ‘liberdade de expressão’, inclusos, BBC, EL País, EFE, DW, etc., mais que revelada, escancarada está em, “Ainda não está claro quem está por trás da explosão”..:
Do Café onde morreu assassinado o blogueiro russo, Vladlen Tatarsky, feriu 32 civis, sendo 8 em estado grave, em São Petersburgo, na Rússia.
Dos oleodutos Nord Stream 1 e 2, no mar Báltico, próximo a Dinamarca.
Da Ponte da Criméia em que morreram assassinados três civis, na Russia.
Do carro em que morreu assassinada a jornalista russa, Daria Dugyna, filha de Alexandr Dúgin, na Russia.
Do carro em que morreu assassinado o administrador responsável pela cidade ocupada de Veliki Burluk, o ucraniano Yevgeni Yunakov.
Do carro em que morreu assassinado o administrador responsável pela cidade ocupada de Mikhailovka, região de Zaporizhia, o ucraniano Ivan Sushko.
Do carro em que morreu assassinado o vice-administrador responsável pela cidade ocupada de Kherson, o ucraniano Kirill Stremousov.
Do carro em que morreu assassinado o vice-administrador responsável pela cidade ocupada de Berdiansk, o ucraniano Artem Bardin.
Etc., etc., etc…
Como é mesmo aquela famosa frase sobre a informação, na guerra?
Paulo
02/04/2023 - 20h04
Pra morrer basta estar vivo. Mas, num país de regime ditatorial e que não respeita as liberdades e garantias de cidadania, é sempre mais fácil…O “ainda não está claro quem está por trás da explosão” é bastante sintomático dessa realidade…Nesses países, corre-se o risco de ser “cancelado” assim pelos governistas quanto pela oposição, que jaz na clandestinidade (ou, no caso, até por inimigos externos)…
EdsonLuíz.
02/04/2023 - 19h24
Eu lamento até a morte de diabos. Mas este demônio estava pedindo para que o matassem.
Ele era militar e blogueiro. Leia declarações dele na internet:
▪”Derrotaremos todos, mataremos todos, roubaremos todos, conforme necessário. Do jeito que gostamos.”
▪”Muitos amam ucrânianos e não entendem porque destruímos a infraestrutura e hospitais. Com hospitais destruídos, mais ucranianos morrerão.”
Como blogueiro de internet e em relação ao abuso dele e de seu país à Ucrânia é parecido com gente que, aqui, posta no “Brasil171”.