O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou durante entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, na RedeTV!, que pode tentar a reeleição em 2026 caso ocorra uma “situação delicada” no Brasil. Além disso, Lula esclareceu que a decisão também vai depender do seu estado de saúde.
Mas apesar disso, o líder progressista afirmou que precisa “aproveitar a vida” e que no momento não pensa numa candidatura de reeleição.
“Veja, se eu puder afirmar para você agora, eu falo: ‘Não serei candidato em 2026’.Vou estar com 81 anos de idade, sabe. Preciso aproveitar um pouco a minha vida, porque eu tenho 50 anos de vida política. Isso é o que eu posso te dizer agora, sabe”, disse.
“Agora, se chegar em um momento, tiver uma situação delicada e eu estiver com a saúde, porque eu só posso ser candidato se eu estiver com a saúde perfeita, mas saúde perfeita com 81 de idade, energia de 40 e tesão de 30”, emendou.
Assista a entrevista completa!
Netho
06/02/2023 - 16h20
Assim falava Lula I, em 2006: “As coisas vão se confluindo de acordo com a quantidade de cabelos brancos que você vai tendo e de acordo com a responsabilidade que você tem. Não tem outro jeito. Se você conhecer uma pessoa idosa esquerdista é porque está com problema. Se acontecer de conhecer alguém muito novo de direita é porque também está com problema. Quando a gente tem 60 anos está no equilíbrio porque a gente não é nem um e nem outro”.
Lula III parece ter tingido os cabelos de preto ou teve uma recaída rejuvenescedora após o casamento.
Talvez, também, o lapso neuronal de FHC o tenha alcançado e Lula passou a esquecer o que dizia e escrevia durante o seu primeiro mandato.
Paulo
04/02/2023 - 17h23
O PT vai morrer com Lula. Não se renova, não tem mais apelo…
Alexandre Neres
04/02/2023 - 12h06
Nada mais normal.
Só não entendo o porquê de Lula ter dito isso nesse momento.
Foi muito inteligente da parte dele ter adotado esse discurso durante o período eleitoral.
Concorrer ou não às eleições vai depender das circunstâncias da época e da sua saúde, já que estará com mais de 80 anos.
Daqui a pouco a direita ignara vai cobrar de Lula que mantenha a palavra, a mesma que quedou silente quando FHC alterou as regras do jogo durante a partida, sendo beneficiário da alteração constitucional que promoveu em proveito próprio, inclusive mediante compra de votos. Por óbvio, a imprensa dita profissional ficou quietinha no decorrer desse episódio, muito embora o tempo todo tenha insinuado que Lula tentaria o terceiro mandato consecutivo.