Sputnik – O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, afirmou que a cooperação entre a Rússia e a China ameaça o Ocidente.
Além disso, Stoltenberg afirmou que a crescente cooperação entre os dois países representa uma ameaça à ordem mundial estabelecida pelos países ocidentais.
“O que eles têm em comum é que eles querem uma ordem mundial diferente. O fato é que eles não compartilham nossos valores […] Nesse mundo perigoso, os países da aliança devem se manter unidos”, afirmou.
De acordo com Stoltenberg, a China está promovendo a narrativa russa, culpando a OTAN pela situação atual e apoiando a exigência russa contra a expansão da aliança.
Paulo
09/01/2023 - 00h11
Meu caro Almirante Nélson, é instituir um falso dilema querer condenar um lado para absolver outro, ou vice-versa. Que os americanos sejam condenados por seus crimes, assim como os nazistas e os fascistas de Mussolini, de um lado; e, de outro, Lênin, Stálin, Mao, Enver Hoxha, Ho Chi Minh, Pol Pot, Erich Honecker, Kim Jong-un! Mas, para não cairmos num relativismo absoluto, deixemos que falem na história os soldados alemães, no final da II Guerra Mundial, ou seja, a quem preferiam se entregar, aos americanos ou aos soviéticos? E, da mesma forma, deixemos que falem as populações de Hong Kong e de Taiwan, a quem elas desejam se consorciar! Deixemos que falem os cubanos! Você tem algo contra a livre manifestação dos povos?
Nelson
08/01/2023 - 20h43
Uma resposta ao comentarista Paulo;
–
Já que tu estás a invocar valores, meu chapa, não posso deixar de te perguntar.
–
Quais os valores ….
– De quem jogou duas bombas atômicas sobre a população civil de duas cidades há 77 anos?
– De quem assassinou 3 milhões de pessoas na invasão à Coreia?
– De quem despejou 4.500.000 toneladas de bombas sobre um pequeno país de pouco mais de 330 mil km² de área, o Vietnam?
– De quem despejou cerca de 90 milhões de litros de venenos agrícolas sobre as florestas esse mesmo país provocando o nascimento de crianças deformadas até hoje, quase 50 anos depois do fim da sua invasão e ocupação?
– De quem deixou 3 milhões de mortos nesse pequeno país?
– De quem provocou morte de mais de 1.200.000 de iraquianos com a invasão e ocupação de seu país?
– De quem despejou milhares de toneladas de urânio “empobrecido” sobre o Iraque e provocou a disparada do registro de casos de câncer e de nascimento de crianças deformadas?
–
Bem, meu chapa. Eu poderia relacionar uma quantidade enorme de outros casos que mostram os valores dos governos dos países que tu defendes como modelo para a humanidade, mas vou parar por aqui.
–
Espero que tu “sacudas a poeira”, resolvas abrir tua mente e deixes de ser pautado pela propaganda ideológica do Sistema de Poder que domina os Estados Unidos que é o principal responsável pela maior parte das mazelas e desgraças que se abatem sobre inúmeros povos pelo planeta afora.
Edu
07/01/2023 - 14h14
A matriz, mau caráter e filho de uma puta do antipetista, é de enojar qualquer ser que anda nesse planeta.
Pra que serve um deprimente antipetista ? Será que o fato da mãe do antipetista ser uma desqualificada rampeira fez isso ?
Fanta
07/01/2023 - 11h57
A matriz autoritaria comunista é essa… é clara, cristalina.
Paulo
07/01/2023 - 11h13
Que é uma aliança antiocidental é óbvio. Basta ver os valores desses países, a perseguição à liberdade e à imprensa em geral. Os autocratas que se perpetuam no poder, por lá. Na China, chegam até a censurar a internet…Não há como esperar nada de bom vindo desses países, em termos sócio-políticos. A formação do próprio povo é autoritária, basicamente…