Menu

Globo ataca Mercadante no BNDES e defende abertamente a desindustrialização no Brasil

Em editorial publicado nesta quinta-feira, 14, o jornal O Globo criticou duramente a indicação de Aloízio Mercadante para a presidência do BNDES, feita pelo presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na publicação, o jornal também ataca mudança na Lei das Estatais e faz uma comparação entre Lula e Jair Bolsonaro. “Luiz Inácio Lula […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Ricardo Stuckert

Em editorial publicado nesta quinta-feira, 14, o jornal O Globo criticou duramente a indicação de Aloízio Mercadante para a presidência do BNDES, feita pelo presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na publicação, o jornal também ataca mudança na Lei das Estatais e faz uma comparação entre Lula e Jair Bolsonaro. “Luiz Inácio Lula da Silva nem tomou posse, mas já dá sinais de que exigirá vigilância constante”, escreveu o editorialista.

“A aprovação de mudanças na Lei das Estatais pela Câmara na terça-feira vai além do casuísmo. Revela o desprezo do novo governo por regras institucionais que contradigam a vontade de Lula. Nada muito diferente de Jair Bolsonaro”, prossegue o texto.

Na sequência, O Globo escancara a defesa da desindustrialização no Brasil. “Não bastasse o impedimento legal, Mercadante é péssima escolha para presidir o BNDES. Isso ficou evidente no discurso em que Lula anunciou seu nome. Ele disse que, sob Mercadante, economista de ideias desenvolvimentistas, o Brasil voltará a se industrializar. Também afirmou que acabaria com as privatizações”.

“A primeira afirmação é uma quimera, a segunda um retrocesso absurdo. A desindustrialização é uma tendência global. Mesmo nos poucos países que têm mantido constante a participação da indústria no PIB, o emprego no setor cai, em razão do avanço tecnológico. Sonhar com a recuperação da indústria brasileira com a ajuda do BNDES é certeza de jogar dinheiro fora, como tantas vezes já se fez”, ataca o jornal.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Pedro de Alcântara

16/12/2022 - 22h14

O Globo reflete precisamente o estado de decadência do capitalismo. A dinheirama que se acumula nos bancos, nas mãos dos afortunados não se destina mais à produção, sua inutilidade se tornou patente e se manifesta como Rentismo, ou seja, um processo de saque e pilhagem da sociedade em geral. Cria, no entanto, a ilusão de lucros altíssimos numa ficção de atividade social que se resume numa pura jogatina desenfreada. O que se contém na posição declarada do Globo não passa de uma confissão de que o capitalismo se tornou incompatível com o progresso econômico e social.

Alexandre Neres

16/12/2022 - 11h24

Poucas pessoas têm três chances na vida. Ao fim da segunda, Luiz Inácio saiu com 87% de aprovação segundo o Ibope. Lula estrondou! Aí veio a guerra híbrida. Ao fim de uma perseguição ímplacável, saiu mais vivo do que nunca. Sua estatura decuplicou. Tornou-se um mártir. A lenda!

Entrementes, tem gente que vai morrer virgem. Falando em aloprados, o que não falar da entourage do eterno candidato de si mesmo à procura do eleitor que nunca vem? Abandonado pelos próprios familiares por causa de suas sandices, ao passo que o partido está louco para integrar o governo e o seu dono tá louco pra voltar a ser ministro.

Castañon? Rebelo? Quem mais? Ataques às urnas eletrônicas e defesa do voto impresso. A democracia do Brasil não correu risco. As instituições são robustas. Abaixo o papo furado das pautas identitárias! Viva a Nova Resistência! Viva o Exército brasileiro! E assim por diante.

Se Saladino se preocupasse com o próprio umbigo não teria tanto tempo pra deixar evidente sua inveja.

enganafo

16/12/2022 - 01h53

Nota 10000000000 ……

Ornitorinco

15/12/2022 - 20h14

A unica industria que os governos do PT promoveram foi a da propina.

Paulo

15/12/2022 - 20h04

É preciso ver a que espécie de industrialização tanto a Globo quanto Mercadante se referem…

Saladino

15/12/2022 - 14h18

Luís Inácio, o III, dispunha de quadro infinitamente melhor do que o “Aloprado”.
A expressão é da lavra do próprio Lula para definir a trupe que comprou gato por lebre pagando uma dinheirama ao receber um dossiê fajuto contra o adversário de Mercadante na disputa pelo governo de SP, José Serra.
O economista Paulo Nogueira Batista Júnior, por exemplo, foi presidente do Banco dos BRICS e o primeiro representante no FMI dos países da América do Sul que logrou êxito em modificar os parâmetros tradicionais daquela instituição após a crise financeira mundial de 2008.
Mercadante é um militante e maior responsável pela insistência com Dilma para um segundo mandato.
Mercadante é conhecido como “José Serra do PT”.
Da mesma forma que Haddad é conhecido por “FHC do PT”.
Obcecados pela sede da presidência, um dia.
Até o mais parvo dos petistas não ignora isso.
Mercadante nunca atuou no setor financeiro e muito menos no bancário, além de nunca ter sido reconhecido como um “bom economista”.
Haddad é a aposta de mais alto risco de Luís Inácio, o III.
Algumas apostas de Luís Inácio I e II o levaram a ver o sol nascer quadrado.
Pouca gente tem uma terceira chance na vida, como Luís Inácio.
E que chance!
Os erros crassos de Luis Inácio e do PT abriram o caminho para que os filhotes da ditadura ocupassem o Alvorada e o Jaburu.
Os próximos erros crassos de Luís Inácio e do PT podem fazer a República das Milícias voltar com pompa e circunstância.

Claudio Freire

15/12/2022 - 11h39

Brizola sempre presente.
Se a Globo criticou, é porque é bom para o país.

Ronei

15/12/2022 - 11h12

A imprensa nao pode fazer uma critica que logo é um “ataque”…

DARCY

15/12/2022 - 10h46

Cara ou caro Zulu, se o seu parâmetro para julgar a competência da Margareth Menezes é o indecente Mário Frias, então você precisa qualificar a sua métrica.
Não conheço a sua bagagem cultural, mas a da Margareth Menezes para Ministra da Cultura enche uma 100 casas ou apartamentos que você possua.
O mesmo se entende ao Haddad, ao Mercadante e outros indicados para ministros do futuro governo.
Seu direito de opinião está garantido, mas é só opinião……….. Saudações!

Natalia

15/12/2022 - 10h30

O Brasil ficou 30 anos no assunto tecnologico/indutrial e por tanto esse gap é irrecuperavel obviamente, se ponderar o nivel dos filhotinhos de mariguela que saem das faculdades o amximo que o Brasil pode fazer é a tomada de 4 pinos.

Zulu

15/12/2022 - 10h27

Um fantoche sem nenhum preparo minimo na area colocado là para cuidar dos interesses do Foro de Sao Paulo.

Assim como a Ministra da Cultura sem cultura nenhuma, o Ministro da Economia do qual podem estender um veu de piedade e nada mais, um comunistoide com pinta autoritaria no ministerio da justiça e o Ceaucescu tupiniquim como braço direito de Larapio Maximo.

Nao duvido que apareca o Dirceu nos nomes dos proximos destrambelhados da REpublica.


Leia mais

Recentes

Recentes