Menu

Os militares, as urnas e seus problemas com a matemática

Esses são os militares que podem tumultuar os noticiários amanhã. O país da piada pronta.

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Brasil, São José dos Campos, SP, 04/11/2020. Funcionária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manuseia urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2020, para prefeituras de todo o país, durante testes para o pleito eleitoral, na cidade de São José dos Campos (SP), no Vale do Paraíba. - Crédito:LUCAS LACAZ RUIZ/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Código imagem:233080

Segundo a jornalista Daniela Lima, o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral foram informados de que o documento dos militares sobre o processo eleitoral trará “possibilidade, em tese, de uma falha matemática”, sem nada de concreto e com apontamento de sugestões para as próximas eleições.

Chega a ser engraçado ver os militares se envolvendo com matemática mais uma vez. Da ultima vez que se meteram com matemática para questionar as eleições, erraram o quantitativo de urnas e confundiram os conceitos de erro amostral e risco de amostragem.

Em maio desse ano, o TSE rejeitou todas as propostas das Forças Armadas para as eleições apontando erros de cálculo no documento enviado pelos militares para questionar a segurança das urnas. Na ocasião, a resposta do TSE dizia que “o documento de sugestões pressupõe, equivocadamente, a probabilidade de ocorrência de inconformidade igual a 50%. A população de urnas representativa da amostra não deve considerar o parque total de urnas, que engloba a reserva técnica, impondo-se que o cálculo parta do quantitativo de urnas efetivamente instaladas em seções de votação nas Eleições 2022”

Em outro ponto da resposta do TSE, o tribunal mostra que os militares erram e confundem conceitos básicos de estatística:

“O documento das Forças Armadas confunde os conceitos de erro amostral e risco de amostragem, ao supor que um nível de confiança de 95% deveria ter um erro amostral de 5%, e que um nível de confiança de 96% deveria ter um erro amostral de 4%. O TSE hoje trabalha com nível de confiança superior a 99%”.

Esses são os militares que podem tumultuar os noticiários amanhã. O país da piada pronta.

Apoie o Cafezinho

Cleber Lourenço

Defensor intransigente da política, do Estado Democrático de Direito e Constituição. | Colunista n'O Cafézinho com passagens pelo Congresso em Foco, Brasil de Fato e Revista Fórum | Nas redes: @ocolunista_

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alexandre

09/11/2022 - 16h49

…os milicos estão com o ego lá em cima…só estão aproveitando o momento de idolatria por parte de meia dúzia de imbecis golpistas…logo, logo eles enchem o saco desses “baba ovos” e seus excessos e baixam a borracha neles também…só esperando o momento para curtir.

AlexB

09/11/2022 - 15h50

Milico que não sabe nem matemática básica, incapaz de um raciocínio minimamente complexo . Qual a surpresa?
Tem uma piada que diz o seguinte: se o sujeito(recruta, soldado raso) entra no exército e sabe contar até 5, imediatamente passa a ser candidato a oficial. Se conseguer contar até mais que dez(contar até 11 é considerado ‘jênio’!), pronto, essa maravilhosa instituição que é o exército brasileiro tem mais um futuro general garantido!
Bem, pelo visto, isso não é piada não…

Sá Pinho

09/11/2022 - 13h05

Enquanto o ‘jus esperneandis’ dos derrotados segue hilário como nunca dantes, temos no…

Contexto Mundial:
Na próxima segunda-feira, no Egito, os que governam o mundo se encontram para o fechamento da COP27, ávidos pelo reencontro com Luiz Inácio Lula da Silva, de novo presidente do Brasil para recoloca-lo novamente no cenário político mundial, começando pelo Clima.

Contexto Nacional:
Com Lula democraticamente eleito e proclamado, juntamente com 27 senadores, 513 deputados federais e 27 governadores, pelas instituições nacionais responsáveis, e reconhecido por observadores de instituições internacionais e por praticamente todos os países do mundo, é dada a partida no processo de transição, conforme legalmente estabelecido, entre o governo que sai e o governo que entra.

Contexto Mundo Paralelo ou Patriota do Caminhão:
Enquanto o atual ‘presidente’ anda sumido e dois dos filhos andam providenciando passaportes junto a embaixada da Itália, o ministro da defesa do desgoverno derrotado, informa que as Forças Armadas irão entregar ao TSE, documento sobre a auditoria feita pelas mesmas no processo eleitoral quanto a votação e apuração das urnas.
Se a ideia é desmoralizar de vez as Forças Armadas, estão no caminho certo…

Contexto Mundo Real e Institucional:
Fala sério!
Desde quando é atribuição constitucional das Forças Armadas avaliar e pronunciar-se sobre a legalidade ou não, da votação e apuração das urnas no processo eleitoral brasileiro?

Como devida resposta, a justiça, via TSE, constitucionalmente a instituição responsável pelo processo eleitoral no Brasil, deveria providenciar na recepção do documento, se e quando entregue, uma máquina fragmentadora de papel, para de imediato reiterar aos surdos golpistas de plantão, que quem cuida de eleição no país são as Forças Desarmadas, conforme antes claramente informado pelo ministro Edson Fachin, então presidente do TSE.

Sonia gonzaga

09/11/2022 - 08h58

Os ‘patriotas’ querem urnas transportadas em carros da polícia, do lugar de votação para o lugar de apuração pelos ‘ representantes da lei’??? Aqueles, q fazem continência para manifestantes, que pedem perdão por estar ‘autoridade’ , que fazem blitz para q cidadãos não votem no outro canditado, que lancham com estes arruaceiros, q distribui pneus para os fascistinhas xing ling de sua preferência coloque fogo ??? É isso??? Entendi!!!
EU CONFIO NAS URNAS E NO XANDÃO!

Edu

09/11/2022 - 06h08

O Genaral Benjamin Arrola já falou sobre o GOLPE do escrementíssimo…
Logo, bozoloide que se preza tem de procurar saber em que buraco está a MICHEQUE, ou a Eva Gabunda… Será que ela procura por Mia Regazza ou Paula Dentro? Ou seria o Oscar Agllio ? Os filhotes jumentinos já foram procurar cidadania italiana, talvez para visitarem aquele país, em férias intermináveis, como justos que são.
Ao final, saberemos o motivo de todo bozoloide querer estar com o Jacinto Leite Aquino Rego, uma loucura coletiva imbeciloide …

Luis Antônio Caldas Jaroszewski

09/11/2022 - 01h13

Chega de mimimi, vão ficar chorando até quando?

Paulo Werneck

08/11/2022 - 22h27

As eleições no Brasil são patéticas. O processo é o nesmo em todo o país, ganha quem é mais votado e o resultado sai em horas.

A gente devia imitar os EUA: uma regra em cada estado, pode ganhar e várias vezes ganha quem tem menos votos, o resultado demora um século para sair.

Que paisinho chinfrim o nosso…

Paulo

08/11/2022 - 22h24

Se foi o que ocorreu, de fato, censuradas sejam as FFAA, por prestarem vassalagem àquele que lhes fornece viagra e leite condensado, além dos polpudos vencimentos acima de 100 k, é claro…Mas seria interessante ouvi-las, antes de mais nada…


Leia mais

Recentes

Recentes