Menu

Breno Altman: “Vitória de Lula no primeiro turno é um objetivo que nunca deveria ter sido fixado”

Neste sábado, 8, o jornalista Breno Altman disse que não existe motivo para lamentações na esquerda por causa do resultado do primeiro turno da eleição presidencial deste ano. Altman lembrou que o ex-presidente Lula (PT) teve o seu melhor desempenho eleitoral já registrado, mesmo com histórico de vitória em duas eleições. “A hipótese do Lula […]

14 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Brasil 247

Neste sábado, 8, o jornalista Breno Altman disse que não existe motivo para lamentações na esquerda por causa do resultado do primeiro turno da eleição presidencial deste ano.

Altman lembrou que o ex-presidente Lula (PT) teve o seu melhor desempenho eleitoral já registrado, mesmo com histórico de vitória em duas eleições.

“A hipótese do Lula ganhar já no primeiro turno era remota. Era um objetivo que nunca devia ter sido fixado como principal, era de muito difícil realização”, disse ao Brasil 247.

“Então eu estou feliz com o resultado. Lula alcançou o patamar possível. 48,4% é uma belíssima votação, a maior que ele já teve em primeiro turno. Não tem o que achar ruim”, completou.

Por fim, Altman afirmou que o problema foi a expectativa em torno de uma vitória no primeiro turno.

“Foram difundidas ilusões de que a vitória em primeiro turno estava ao alcance das mãos. Então é isso que nós temos que tomar cuidado com esse tipo de análise e ilusão que foi difundida amplamente na militância de esquerda e que agora gera um certo sabor ruim, uma certa ressaca, mas o resultado do Lula foi espetacular”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alexandre Neres

10/10/2022 - 21h01

Saladino, interessa-me mais saber em quem você vai votar.

Os eleitores de Ciro estão mais propensos segundo todos os institutos a votar no inominável.

Se o cirista tiver ao menos uma gota de brizolista ou de trabalhista, vai de Lula. Se até os conservadores com apreço à democracia irão votar em Lula, quanto mais quem sempre pertenceu à centro-esquerda.

Se puder me esclarecer, ficarei imensamente grato.

Saladino

10/10/2022 - 18h11

Há dois tipos de cretinos fundamentais.
Os que ontem flutuavam na sandice delirante de uma vitória possível no primeiro turno; algo que o ex-metalúrgico jamais conseguira, nem quando em sua melhor forma.
Os que hoje viajam no bonde dos lorpas crentes em uma virada baseada na suposição da taxa de rejeição lulista ser superior à taxa de rejeição bolsonarista.
Jair logrou uma façanha considerada impossível: a ressurreição de Lula e desenterrar o PT com vida.

jandui

10/10/2022 - 13h17

Altman,

confesse: você foi bem infeliz no seu comentário.

Fez igual comentarista de futebol que só critica o técnico depois após o resultado do jogo.

José Reinaldo Reis

09/10/2022 - 14h48

Se Lula tivesse tivesse ganhado o 1º turno, o título do artigo de Breno Altman, povavelmente seria assim: ” A vitória de Lula, hoje Presidente do Brasil, deve-se a excelente estratégia fixada e objetivada pelo Partido dos Trabalhadores”. Parabéns Presidente LULA.

José Reinaldo Reis

09/10/2022 - 14h27

Poxa! como se pode apontar erros do PT em sonhar em ganhar no 1º turno . O Partido dos Trabalhadores e movido a emoção. Pode ter havido contradições? Sim, pode, porém não envalida a preocupação da massa lulista em acabar com essa angústia logo, pois será muito difícil para a maioria dos brasileiros pobres.
O colunista escreve para o povo, não só pra analistas. Se está a favor da causa, deixe desse “murmurinho”, abrace a causa, não jogue água na fervura ou fique em cima do muro como Robero Carlos é muito mais cômodo.

Alexandre Neres

09/10/2022 - 09h43

Imaginem, a contrario sensu, se Lula tivesse obtido no primeiro turno um percentual excepcional, algo em torno de 48,5%, e não tivesse feito campanha pelo voto útil e para ganhar logo as eleições.

Decerto, apareceria um intelectual articulado com argumentos concatenados aduzindo que faltou visão estratégica na campanha para liquidar a fatura de uma vez.

Manoel

09/10/2022 - 08h42

Ao que parece queria estar ali ao lado de Deus como seu conselheiro , afastando Cristo. Para tudo , tem uma saída e uma aula , isso depois de do fato ter acontecido .
Queria poder estar no Centro da Mesa das reuniões decisivas , da candidatura Lula , não podendo , aponta defeitos , acontecidos.
É um ” ciro” infiltrado , só aceita o que é espelho .
Com ele ao lado , todo cuidado é pouco , sente-se como um Diamante um puro .
” O diamante não se mistura , está sempre só”

Batista

08/10/2022 - 23h33

Eu já acho que não deveríamos ter considerado como ganha a copa de 1950, mas esqueci faz tempo do que me contaram a respeito e hoje estou apenas concentrado na copa de 2022, que começa em novembro próximo e portanto passível de ser vencida, conforme desejamos.

E a eleição?

Já estou concentrado apenas no turno que agora conta, o segundo, desde as 20 horas de domingo passado, de olho no debate de amanhã entre Haddad e Tarcísio, na Band, e trabalhando firme nas redes e comparecendo quando possível em atividades agendadas para São Paulo, capital, de olho no debate presidencial no próximo domingo, as 20 horas, na Band, de forma que em 30 de outubro possamos despachar o cramulhão para sempre, conforme indicado provável na votação do primeiro turno.

Paulo

08/10/2022 - 22h23

Matéria à parte, quero aqui registrar meu descontentamento e asco com o que vi hoje na tv. Informaram que a novela Pantanal (TV Globo) terminará com um beijo gay entre peões. Parece coisa de somenos, mas essa pauta a que querem nos submeter a todo custo só fomenta a discórdia, o ódio e a revolta. É nojento, desculpem-me! Como se sentirá o homem pantaneiro, diante de tal acinte? É preciso respeitar o povo brasileiro, não vilipendiá-lo. Será que não conseguem entender Guimarães Rosa e seu clássico “Grande Sertão: Veredas”, que tratou a questão de modo muito mais sutil, inteligente, e que a própria Globo transformou em minissérie? Nota zero para a Rede Globo! Há décadas ameaçando fazer o que agora desbragadamente faz…Querem dar razão ao discurso falso-moralista da direita? É isso?

Carol

08/10/2022 - 22h06

Dúvido muito que nos anos do petralhume não tenha rolado numa grana para o Banana 247, Cafezinho, Diário do Cu do Mundo, Carta Igienica Capital, ecc….

Paulo

08/10/2022 - 21h59

Parece louquinho por um subsídio às “organizações jornalísticas independentes”. Ou outro nome que se queira dar…

Alexandre Neres

08/10/2022 - 19h48

Breno Altman tem crédito. Pode opinar ä vontade

Porém, falar é fácil. Como ser profeta do acontecido.

Fernando Nassif

08/10/2022 - 19h37

Gosto dos comentários e do conhecimento do Breno Altman, mas ele está virando um seca pimenteira com algumas ilações sobre a campanha de Lula, Agora sai com essa, de objetivo fixado de ganhar no primeiro turno. O PT nunca fixou o objetivo de primeiro turno e sempre tratou o assunto com muito cuidado esse assunto. Acontece que a militância se inflamou sobre a possibilidade de primeiro turno com as pesquisas tanto uma boa dose de otimismo sobre isso. Mas o PT e Lula sempre tiveram os pés no chão. Portanto, Altan, com todo respeito, menos, menos…..

Kleiton

08/10/2022 - 18h49

Não irá acontecer nada de relevante para mudar mais de 6 milhões de votos (mais ou menos a cidade do Rio de Janeiro).


Leia mais

Recentes

Recentes