O levantamento da IPEC não traz boas notícias para a candidatura do ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Além da estagnação e o empate técnico com a candidata Simone Tebet (MDB), o ex-governador também pode ver seus eleitores migrarem para os concorrentes.
De acordo com a pesquisa, 59% dos eleitores que hoje dizem votar em Ciro Gomes também afirmam que podem mudar de voto já no 1° turno. Já entre aqueles que dizem não pretender mudar o voto na candidatura de Ciro, houve uma queda abrupta de oito pontos, de 48% para 40%.
A IPEC entrevistou 2512 eleitores entre os dias 2 e 4 de setembro de 2022 em 158 municípios de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela TV Globo registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00922/2022.
Ataques a Lula
Ontem, na entrevista que concedeu ao programa Pânico da Jovem Pan, Ciro Gomes, voltou a dizer que o ex-presidente Lula (PT) sofre de uma fragilidade psicológica.
Durante o programa, Ciro foi questionado sobre o desempenho do petista no debate da Band.
“Conheço o Lula há quase 40 anos. Eu nunca vi o Lula tão enfraquecido, tão debilitado psicologicamente. Ele não conseguiu se defender de um ataque de corrupção do Bolsonaro. E aí fica com essas palavras que botam na boca dele para explicar o inexplicável”, disparou.
Vale lembrar que na semana passada, Ciro escreveu no Twitter que Lula “está cada dia mais fraco – fisicamente, psicologicamente e teoricamente – para enfrentar a direita sanguinária”. Devido a repercussão negativa, inclusive entre os próprios apoiadores, Ciro apagou a publicação.
Horas depois, em uma entrevista coletiva, o ex-ministro afirmou que não tinha intenção de falar mal sobre a saúde mental do líder progressista. “Veja, não falei nada sobre estado de saúde. Eu só achei que aquilo ali era meio duro demais e podia entrar na má inteligência”, afirmou.
Ainda na Jovem Pan, Ciro voltou a negar apoio ao ex-presidente Lula num provável segundo turno contra Bolsonaro. “Eu passo uma campanha inteira dizendo que o PT virou uma organização criminosa, eles me insultam, me agridem todo dia e ainda esperam que eu apoie eles no segundo turno. Sabe como é? Nunca mais, Juvenal. Ele é um encantador de serpentes, mas a mim ele não engana mais”.
Bandoleiro
06/09/2022 - 18h43
O petralhume nao vai por os militontos na rua amanhà com certeza que darà muita menos gente e desmontar as narrativas ?
marco
06/09/2022 - 18h05
Nessa eleição o voto conscIênte é o nem – nem no primeiro e no segundo turno.
A missão tanto de Lula como do Bozo é a manutenção do modelo econômico que nos esfola portanto é trocar seis por meia dúzia
EdsonLuíz.
06/09/2022 - 17h57
Fora gente com atitudes fascistas!
Fora lulistas!
Fora bolsonaristas!
Espero que bons brasileiros, hoje bolsonaristas, repensem o apoio a seu “MITO dinheiro-vivo”, se afastem e criem uma força política séria e limpa que os represente. E sem atitudes fascistas!
Espero também que os petistas e os ativistas ligados a Milton Temer no PSOL (Não confúndir com Michel Temer, por favor) se afastem das atitudes fascistas e dos erros morais do lulismo e não alimentem outros que vêm surgindo junto a eles.
O Brasil precisa de forças sérias e limpas de todos os matizes. O destino deste país não pode ser este que se desenha nestas eleições!
EdsonLuíz.
06/09/2022 - 17h46
Alexabdre,
A maior — MAIOR– recessão de nossa história econômica não é impostura não, Alexandre!
A maior –MAIOR– recessão da história da nossa economia é …o POVO comendo OSSO …e comendo PELANCA!
Impostura é causar essa fome e colocar a culpa em quem não tem.
Quem faz isso faz qualquer coisa, Alexandre!
É melhor você “CHAMAR na CHINCHA a você mesmo e a Lula.
Vocês são oportunistas, incapazes, frios e covardes! E há mais gente fria e incapaz com poder neste país!
Onde já se viu roubar o dinheiro do povo e achar que tem moral para “CHAMAR” alguém “NA CHINCHA”?
As pessoas sabem que “meias verdades” é coisa de gente desonesta. E sabem muito bem quem são os desonestos aqui!
Alexandre Neres
06/09/2022 - 14h50
Ora bolas, Pianca. Chega de impostura, vamos jogar a real. Nas matérias NA JOVEM PAN, CIRO VOLTA A DIZER QUE LULA ESTÁ “DEBILITADO PSICOLOGICAMENTE” e BORIC DIZ QUE ACEITA A DERROTA COM ‘GRANDE HUMILDADE’ te chamei na chincha, expondo suas meias verdades, suas fake news e sua má-fé, aguardo ansiosamente suas respostas. Não se acanhe, fale a verdade ao menos uma vez e declare seu voto no mito, já que passou do período pré-eleitoral até agora atacando Lula sem parar. Assuma seus atos. Seja coerente. Mitômano!
EdsonLuíz.
06/09/2022 - 13h26
Ignorância, populismo, ódio e nunca reflexões maduras, sinceras e importantes; só fingimento, mentiras, enganação…
E atitudes fascistas, desde o “nós contra eles”, maniqueísta em si pelo dualismo, até o puro ódio, simplesmente, por quem não concorda com os erros técnicos, morais e ideológicos que …
▪ERROS TÉCNICOS –Na economia, levam à recessão gigante e à volta do desemprego e da fome, com o povo comendo osso e pelanca.
—A crise econômica, que desembocou na fome e na sopa de osso e pelanca de frango para os pobres, foi gestada a partir de 2006/2007 e encalhou o Brasil faz uns 12 anos. E estamos nela até hoje*.
*crescimento econômico dos últimos 10 anos foi de 0,2%!
Mas os petistas, para enganar, passam na frente gritando : “A fome voltou!” “A fome voltou!”, para fingirem que não são eles que criaram a situação para a fome.
▪ERROS MORAIS : — A corrupção grossa acaba de esvaziar os recursos do país que poderiam ajudar os pobres e que ja eram poucos devido ao desastre econômico que Lula e Dilma criaram. E esse resto de dinheiro é roubado e vai para Lula, para a Oderbrecht, para Antônio Palocci, para Ike Batista, para Joeslei Batista, para José Dirceu…
Resultado : o povo pobre come sopa de osso por causa de Lula e dos Oderbrecht!
▪Erros políticos : — O apoio e solidariedade do PT, dos seus panfletos sujos da internet e de Lula a ditaduras e autocracias diversas aqui e na África, em pavoroso atentado à democracia — apoio a Putin, a Maduro, a Hugo Chaves, a Cuba, a Nicarágua, a Venezuela, a Angola, a Moçambique…
…esses erros políticos assanham a ultra-direita aqui no Brasil e desemboca em jair bolsonaro, que apoia algumas autocracias junto com o PT e com Lula e atinge gente que corajosamente está lutando por um mundo livre, como Zelensky, da Ucrânia, e apoia ainda outros autocratas, como Donald Tramp, Dutert, …
E esses merdas ainda vêm aqui falar de democracia, de progressismo e enganar, mas apoiam todo dia essa gente antidemocrática, começando pelo apoio a Cuba.
Se no 2° turno der Lula X bolsonaro, NÃO seja isento escolhendo um como menos pior. Os dois infernizam e destroem o Brasil e a democracia.
Não seja isento. Se posicione e dê o voto mais político possível diante de uma tragédia que é escolher entre quem destroi a economia e se corrompe e quem desinstabiliza tudo e compra dezenas e dezenas de imóveis com dinheiro vivo.
Pela democracia, que Lula e bolsonaro ameaçam aqui e no mundo pobre…
No 2° turno, se der esses dois…
VOTE EM BRANCO!
Alexandre Neres
06/09/2022 - 10h57
Prestem atenção no réu confesso tentando se eximir de responsabilidade pelo fato de ter sido um isentão, ao ter se omitido de optar entre o apologista de Brilhante Ustra e o professor democrata, permitindo, assim, que centenas de milhares morressem durante a pandemia em decorrência da inação do desgoverno atual.
EdsonLuíz.
06/09/2022 - 10h43
Quanto fascismo entre os populistas que se dizem ‘de esquerda’! Quanto!
Essa gente precisa ser parada, mas ser parado, em democracia, é sempre no campo de ideias e as atitudes fascistas de quem não é fascista por não ser esta a sua intenção —como a antiga e diária atitude fascista do PT171– ou por sequer saber o que seja fascismo, mesmo com intenções de ser, —como as atitudes fascistas de bolsonaro — contra essas atitudes fascistas dos dois lados não adianta quase nada discutir ideias. Essas atitudes fascistas se dão muito por ignorância e contra a ignorância as ideias nada podem.
Ficaremos vivendo de erros técnicos, de erros morais, de miséria à porta, de recessão econômica, de sopa de ossos, de tolerar corrupção e de pelanca de frango.
Triste e improdutiva vida!
E com os dois lados colocando a culpa em todos os que a eles não se cumpliciarem, que são exatamente os que não têm culpa.
Alexandre Neres
06/09/2022 - 09h34
Temos que empreender uma campanha para que os eleitores do Ciro não mudem o voto no primeiro turno das eleições.
Pelo teor dos comentários aqui no blogue, depreende-se que, se trocarem de candidato, irão fechar com o mito sem a menor sombra de dúvidas.