Na tarde desta quarta-feira, 20, o PDT homologou por unanimidade a candidatura do ex-ministro Ciro Gomes durante a convenção da sigla em Brasília. O evento reuniu filiados, parlamentares pedetistas e os candidatos a governador.
Como é de praxe, Ciro usou seu discurso para criticar duramente tanto Jair Bolsonaro (PL) quanto o ex-presidente Lula (PT). O ex-ministro lembrou que caso seja eleito não buscará a reeleição. Ele também prometeu acabar com o Teto de Gastos e o Orçamento Secreto.
Sobre Bolsonaro, o pedetista se referiu como o presidente “mais insensível e incompetente” da história nacional.
“Usar e emporcalhar são os melhores verbos para definir o seu método de permanência. Ele é um grande preguiçoso, não trabalha, não pensa, não executa nenhuma ação em favor do povo brasileiro”.
Na sequência, o candidato pedetista afirma que Bolsonaro é resultado “de um modelo econômico e de uma escola corrupta de governar que encaminharam o País com pouquíssimos altos e muitíssimos baixos para uma tragédia anunciada”.
Ciro voltou a apostar na tese de ser um candidato “contra o sistema” ao dizer que “no banquete dos ricos e resto para os pobres, Collor preparou a cozinha, FHC serviu a mesa e Lula temperou a comida. Dilma, Temer e Bolsonaro apenas requentaram os pratos. Todos serviçais dos mesmos patrões e seguidores da mesma receita”.
Por fim, o presidenciável do PDT responsabilizou o ex-presidente Lula e o PT pela vitória de Bolsonaro. Segundo Ciro, em 14 anos no poder, “o que o lulismo conseguiu foi parir o bolsonarismo”.
Luiz Fonseca
23/07/2022 - 13h32
Muito conveniente, o imbróglio de Ciro vai até o dia do possível segundo turno.
Dilmar Santos de Miranda
22/07/2022 - 17h27
Hai ku de um dígito dedicado ao coroné
Prefiro Ciro, alguém diz.
E o que diz o infeliz?
Prefiro Paris.
E zé fini!
June Brasil
22/07/2022 - 01h16
Ciro morrerá engasgado com a própria verborragia fecal… Que decadência… Cruz Credo!
Max
21/07/2022 - 13h04
Engraçado que não há um argumento contra a crítica. Esse papo de ressentimento, mágoa e destempero vem de longe. Bem ao estilo Lula de ser. E assim vão levando sem justificar nada.
A Dilma também disse lá em 2010 qdo o Ciro denunciou aliança com o Temer … que era mágoa.
O safado do Lula diz HOJE que ninguém o avisou sobre o Temer.
O problema dessa aliança que não politiza NADA pro povo é o que não se revela. São as entregas.
Resultado prático:
1) Reforma trabalhista e da previdência
2) Desmoralização das estatais
3) Bolsonaro
PT e o Lula são uns covardes.
O cara diz q a classe média ostenta por ter 2 televisões e se hospeda num hotel de 6mil a diária.
Perdeu completamente o elo.
Isso tudo na cara do Chico Buarque, Boff e do OCafezinho .. para citar apenas alguns q deveriam ser mais críticos. Triste Brasil.
Outro dia economista ligada ao PT disse no COnexão Xangai q o Lula foi mais neo liberal q o FHC. Mas tudo certo. O canalha pode qq coisa.
https://www.youtube.com/watch?v=kBLutcPbwAc&t=2s
https://bri.net.br/temer-adere-a-lula-e-tenta-adiar-convencao-mdb-tebet/amp/
Francisco*
21/07/2022 - 11h56
Ao afirmar no lançamento da candidatura que o “LULISMO PARIU BOLSONARO”, revela por inteiro, tal qual Bolsonaro, o compromisso que tem para com os fatos como são e não como se ajustam ao seu ego interesse em tornar-se presidente, custe o que custar, em quarta tentativa, a dar mostras consistentes de também estar fadada ao fracasso, como as demais, inesquecíveis pelas saraivadas de tiros dadas nos próprios pés, só para não variar, não flexionando seu jeito inflexível, firme e forte de só, ser.
E não bastante a pérola citada, entre tantas, entremeadas, para agitar a ‘Massa’ do ‘Cirão’, na narrativa sobre as maravilhas do ‘incomparável, monolítico e único’, plano de governo (isso mesmo o manjado plano de governo obrigatório no ‘kit de todo candidato ao executivo’, em campanha), tão roto, porém sempre renovado, arejado e repaginado, ao avançar das décadas, para seduzir novas gerações de diferentes tão iguais na tara pelo novo e pelo distinto, ora titulado, “Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND)”, tão ou mais venerado pelos devotos do ‘da Massa’, quanto o ‘livrinho vermelho’ pelos revolucionários, na década de sessenta, Ciro caprichou na pérola das pérolas do pronunciamento, não inserida no texto do post, porém arqueológica e deveras obrigatória, ao afirmar que Bolsonaro e Lula disputam “QUEM É O MAIS FASCISTA, QUEM É O MAIS COMUNISTA”, e como se suficientemente ‘brilhante’ já não fosse, emenda que a polarização atual cria o cenário para que “O CAOS POSSA TOMAR CONTA DESSE PAÍS” (sic).
E mais não precisa ser dito para quem tem olhos de ver e cabeça de pensar.
Claudio Freire
21/07/2022 - 10h26
Profundamente lamentável.
Acho uma pena que uma pessoa como Ciro, que tem propostas desenvolvimentistas para o país e sempre defendeu a democracia, tenha se perdido dessa maneira.
Emocionalmente está totalmente desequilibrado, e está demonstrando sua incapacidade total de compor, de agregar.
Ciro está cavando a própria cova política.
Dutra
21/07/2022 - 09h11
Ciro jamais será presidente do Brasil! Se perdeu politicamente! Quanto ao ‘lulismo’ inveja é ressentimentos! Lula O maior líder político mundial,reconhecido internacionalmente! Somente no Brasil que os invejosos não queiram aceitar.Lula presidente eleito 1° turno! Ciro pode comprar antecipadamente sua passagem para Paris! Boa viagem
Patrice L
21/07/2022 - 03h13
Oh ressentido e invejoso: tu PARIStes a ascensão do fascista ao poder com a tua fuga, te lembras?
Paulo
21/07/2022 - 00h46
Fato!