Neste domingo, 28, o canal 13 do Chile divulgou os primeiros números da pesquisa Pulso Ciudadano, feito pela empresa Activa Research. Esse é o primeiro levantamento divulgado sobre o segundo turno presidencial que vai acontecer no dia 19 de dezembro.
De acordo com a pesquisa, o candidato progressista Gabriel Boric lidera com 40,4% das intenções de voto contra 24,5% de José Antonio Kast, postulante da extrema-direita. Os votos Nulos são 6,9%, Não sabe 15,5% e 12,7% não deve votar.
Numa outra pegada, a pesquisa questionou o interesse dos eleitores chilenos no pleito presidencial. Cerca de 56% dos eleitores de Boric se dizem muito interessados na disputa. Já entre os que devem votar em Kast esse índice diminui para 32,8%.
Paulo
28/11/2021 - 22h55
Não conheço a idoneidade ou não da pesquisa, tampouco a situação política atual do Chile, em miúdos. Não conheço, nem mesmo, as propostas de cada um dos dois candidatos. Seria interessante conhecer a pauta cultural e de costumes dos candidatos, embora elas sejam mais ou menos previsíveis – esquerda pró-aborto, causas LGBT e ideologia de gênero; e, a direita, contra. Se a questão for, de fato, esta, estou contra a esquerda mas, não, necessariamente, a favor da direita, pois faltará, ainda assim, esmiuçar melhor a posição da direita. É mais ou menos como ocorre no Brasil: Moro disse que é um “pouco conservador”. O que significa isso, exatamente?