As impressoras 3D estão fazendo bastante sucesso, hoje em dia já não é mais loucura ter uma destas em casa, embora continuem sendo mais utilizadas nas indústrias e também nas instituições de ensino. É preciso saber como nivelar e calibrar uma impressora 3D, para que ela funcione corretamente.
Esse tipo de equipamento é capaz de produzir os mais variados tipos de produtos, tudo por meio de projetos desenvolvidos em três dimensões. Mas para que sejam executados de maneira adequada, o equipamento precisa estar nivelado e calibrado. Veja como fazer.
Por que é importante nivelar e calibrar a impressora 3D?
Podemos dizer que qualquer equipamento necessita de manutenção, mesmo que este seja mínima. As impressoras 3D podem apresentar algumas falhas, que podem ser motivadas principalmente pela utilização de filamentos de qualidade baixa, parâmetros de impressão errôneos e condições inadequadas do local onde o equipamento está.
A base é uma das partes mais importantes em relação a calibragem de uma impressora, o que pode ser feito pela auto nivelação assistida, pela nivelação compensatória ou pela nivelação manual. Os dois primeiros sistemas estão instalados na maioria delas, então é só programar para fazer, já o terceiro é preciso saber colocar em prática, por isso falaremos dele aqui.
Quando a máquina não está nivelada e calibrada é provável que as peças saiam com defeito ou com falta de acabamentos. Evite estes problemas e realize este procedimento.
Separamos algumas informações que o pessoal da 3D Criar gentilmente cedeu a nós.
Preste atenção nestas características
Se a sua impressora 3D possui base de cristal e você utiliza spray fijador, é interessante lavar bem a base para impedir problemas de nivelamento. É fundamental ainda eliminar qualquer resto de filamento que possa ter ficado pendurado em alguma de suas partes, como é o caso do nozzle, se isso acontecer, poderá haver erro na confecção das peças.
É recomendado colocar parafusos no ponto médio da própria base, desta forma, ao realizar o “home” do eixo z, é indicado levar até o fim da carreira do eixo z, fazendo com que a distância da base até o extrusor fique maior, evitando possíveis contatos ou rompimentos.
Aprenda a ajustar o eixo x
O extrusor se move por um dos eixos e ele precisa ser ajustado de tempos em tempos, para que as peças confeccionadas pela impressora sejam de qualidade. Isso vai impedir que ao se deslocar do extrusor aconteçam variações, que podem prejudicar o desenvolvimento do produto.
De início, é preciso comprovar que os lados estão com a mesma altura, isso pode ser feito medindo desde o eixo z até um ponto fixo na impressora 3D. Uma forma de deixar igual, caso não esteja, é girando o motor do lado em que precisa ser ajustado, tomando cuidado para o que o doutro lado não gire.
Faça o ajuste no eixo z
Caso a sua impressora não possua um sistema de nivelamento assistido, então faça a utilização de programa de impressão 3D. O programa faz a deslocação do eixo z, ajustando manualmente, para que a carreira do eixo z fique próximo a ponta do extrusor.
É preciso ajustar os cantos da base
Para fazer o ajuste dos cantos da base é preciso saber qual é o diâmetro de saída do nozzle. A altura correta é sempre metade do diâmetro de saída, a partir disso, se a impressa 3D tem um nozzle de 0.8mm, a altura deve ser de 0.4mm.
Para fazer o ajuste, pegue uma folha de papel e introduza entre a ponta do extrusor e a base, fazendo com que o eixo z baixe. Quando a folha não estiver mais livre para locomoção, então a altura estará de acordo com o padrão.
Essa distância deve ser ajustada junto com o giro dos parafusos, seja para um lado ou para o outro, subindo ou levantando a base. Isso deve ser feito em todos os parafusos de nivelamento, até chegar na altura ideal.
Quem tem uma impressora 3D deve ficar atento para todas as suas características. Estes equipamentos custam um valor considerável e devem ser mantidos limpos, além dos cuidados com a manutenção preventiva e corretiva. Nivelar e calibrar é importante, é só colocar em prática o que você aprendeu aqui.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!