Menu

Paes, Martha e Freixo lideram pesquisa no Rio

O Paraná Pesquisas divulgou há pouco sondagem eleitoral, feita com 1.002 eleitores, entre os dias 11 e 15 de outubro, sobre as intenções de voto para as eleições municipais no Rio de Janeiro, capital, em 2020. O ex-prefeito Eduardo Paes lidera a corrida, com 27% das intenções de voto, seguido da deputada estadual Martha Rocha, […]

10 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Paraná Pesquisas divulgou há pouco sondagem eleitoral, feita com 1.002 eleitores, entre os dias 11 e 15 de outubro, sobre as intenções de voto para as eleições municipais no Rio de Janeiro, capital, em 2020.

O ex-prefeito Eduardo Paes lidera a corrida, com 27% das intenções de voto, seguido da deputada estadual Martha Rocha, com 17%, e Freixo, com 14%.

O atual prefeito Marcelo Crivella vem em quarto lugar, com 13%.

O instituto também pesquisou a aprovação do prefeito, e descobriu que 72% dos cariocas desaprovam a sua administração; mesmo entre evangélicos, 56% o desaprovam; entre católicos, a desaprovação a Crivella chega a 79%; entre pessoas sem religião, 86% o desaprovam.

Na tabela de “potencial eleitoral”, o melhor desempenho é de Eduardo Paes: 16,5% dos entrevistados afirmaram votar nele “com certeza”, e mais 33,6% disseram que “poderiam votar nele”; no total, o potencial de voto ficou em 50,1%; a rejeição de Paes é de 48,8%.

Martha Rocha igualmente tem um bom potencial, com 8,4% de votos “com certeza” e 37,3% de votos possíveis, totalizando um potencial de 45,7%; a pedetista tem rejeição relativamente baixa, de 40,5%.

Freixo tem 8,4% de votos “com certeza” e mais 27% de votos possíveis, totalizando 35,4% de votos em potencial; a rejeição ao psolista, porém, é relativamente alta, de 60,1%.

Vale destacar ainda a fortíssima rejeição ao prefeito Marcelo Crivella, de 70%, a qual, se permanecer assim, inviabiliza a sua reeleição.

A aprovação do governo de Jair Bolsonaro entre cariocas é de 50%, contra 45% de desaprovação.

O governo Witzel é aprovado por 48% e desaprovado por 47%.

Abaixo os gráficos da pesquisa.

 

 

     

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Braulio Santos Melo

17/10/2019 - 15h56

Crivella foi o pior prefeito que já existiu no Rio, 3 anos de governo e ainda reclama do anterior.
Foi provado agora que o governo foi entregue pelo Paes com as contas em dia…
Freixo eh o candidato do CV afinal o PSOL pertence a ele…
Martha Rocha tem como decréscimo o PDT, partido que sempre apoiou o PT(menos nas ultimas eleições, porem no congresso eh agregado ao PT) ..
Qualquer coisa q venha do antro da corrupção (PT) o carioca renega..

Creio q o Paes leva essa com a mão nas costas, não q seja ótimo, mas a comparação do governo dele com o Crivella faz com q o Carioca se agarre ao Paes.

Fora desses somente se o PSL LANCAR UM CANDIDATO ai sim deve levar … O apoio do Presidente contará muito nessa eleicao

Oscar

17/10/2019 - 13h31

Nossa, que forçação de barra. É a primeira vez que vejo três pessoas com números diferentes liderarem uma pesquisa. O sujeito cita três (?) líderes n só para incluir o queridinho Marcelo Freixo. Se Freixo, o preferido dos esquerdistas caviar da zona sul estivesse na décima posição, o título seria ” Freixo e mais nove lideram as pesquisas ” . Líder, gostemos ou não dele, é Eduardo Paes . E só !

Marcos

17/10/2019 - 08h42

Engraçado é que apesar de ter sido lançado o nome de Brizola Neto pelo PC do B ele não consta na pesquisa, porque será?

Jardel

17/10/2019 - 00h16

Se tem alguém que fez alguma coisa pelo Rio de Janeiro essa pessoa é o Freixo, que colocou dezenas de milicianos na cadeia e corre risco de vida por isso.
É um cara que tem muita coragem. Muito diferente de Crivela e Paes que NADA fizeram até agora.

Jaqueline

16/10/2019 - 22h57

Povo brasileiro desgraçado Eduardo paes roubou horrores e deixou a cidade com obras largada Freixo defensor de assassinos pedófilos sequestradores e curruptos PSOL partido de ganguester .. que esses eleitores morram de câncer em menos de uma semana pra não votar e por a nação com a bandidagem pois o governo do tem gente podre e maioria ex BBB ex jogador de futebol ex ator pornô ex comediante e tudo que é lixo por simpatia do povo otario

    José Carlos

    17/10/2019 - 12h14

    Concordo plenamente. Pobres cariocas. Terem de escolher entre corruptos, inúteis ou figuras bizarras…
    Preocupante o futuro da Maravilhosa..

Paulo

16/10/2019 - 21h00

Como está embolado ainda pode mudar muita coisa mas se o resultado você esse hoje Paes seria eleito e o Bolsonaro sofreria uma derrota no Rio.
É muito difícil Freixo vencer mas seu eleitorado já serve para frear a extrema-direita.
Agora o “menos pior” é torcer pela velha direita conservadora e corrupta para frear o fascismo.
A esquerda deveria lançar um manifesto pelo voto útil na centro-direita contra qualquer candidato apoiado pelo governo , nos lugares onde a vitória não for possível , evidentemente.

NeoTupi

16/10/2019 - 20h48

As entrelinhas da pesquisa:
Estranhei a Deputada estadual Martha Rocha despontar com 17%, se ela ainda é pouco conhecida e não foi uma das mais votadas em 2018 (teve 48 mil votos, ficando em vigésimo lugar), enquanto Rodrigo Amorim que foi o mais votado em 2018 com 140 mil votos aparece com 1,8%.

Aí olhamos a espontânea e Martha tem apensa 0,6% (número coerente para quem ainda é desconhecida e 76% dos eleitores não tem candidato ainda, e Paes tem só 5% também).

Conclusão: ela é a única na pesquisa com o título de “Delegada”. É grande o risco do eleitor estar confundindo ela com a bancada da bala, e essa intenção de voto vir dos apoiadores de Bozo e Witzel.
O PDT pode capitalizar com essa oportunidade, mas a não ser que ela dê uma guinada à direita, o mais provável é que a maioria desses votos vão para o candidato de extrema-direita alinhado com o discurso bolsonarista e de Witzel sobre segurança e ordem (o próprio governador entrou na campanha de 2018 como zebra irrelevante e acabou vitorioso ao assumir-se como candidato da extrema-direita).

Na minha leitura a pesquisa indica que provavelmente Crivella fica fora do 2o. turno, Paes estará no segundo turno contra Freixo ou o candidato da extrema-direita. Mas ainda estamos há um ano da eleição, e até lá Bozo e Witzel na metade do mandato e se a economia continuar parada, devem estar mais desgastados e mais impopulares. É possível que haja um refluxo do voto na extrema-direita. Isso pode beneficiar Martha como 3a. via ou facilitar para Freixo ampliar sua votação para além da esquerda.

Marcos Videira

16/10/2019 - 19h57

Acho que ainda é muito cedo para pesquisa. Mas…
Entendo que numa eleição o resultado depende da soma de dois vetores: votos a favor e votos contra.
Por exemplo: os votos contra o PT, apontados nas pesquisas, elegeram Bolsonaro. Sei que o PT não pode aceitar isso, mas o fato é que a rejeição ao PT (inclusive a Lula) sempre foi enooooorme.
Nessa pesquisa, combinando os dois vetores, entendo que a candidata Delegada Marta Rocha é que possui o melhor resultado: (1) maior percentual de possíveis eleitores (37,3%); (2) menor percentual de rejeição (40,5%).


Leia mais

Recentes

Recentes