Menu

Xi estende a mão onde Trump levanta muros

Xi Jinping visita Vietnã, Malásia e Camboja em busca de aliados regionais enquanto Trump intensifica a pressão econômica sobre a China O presidente Xi Jinping visitará três países do Sudeste Asiático na próxima semana, enquanto a China intensifica os esforços para conquistar parceiros que possam amortecer os impactos de uma guerra comercial crescente com os […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Com tarifas crescentes, Trump mira a China e alivia parceiros do Sudeste Asiático; Xi responde reforçando laços com vizinhos estratégicos.
Xi visitará o Sudeste Asiático enquanto Trump intensifica a guerra tarifária / AFP

Xi Jinping visita Vietnã, Malásia e Camboja em busca de aliados regionais enquanto Trump intensifica a pressão econômica sobre a China


O presidente Xi Jinping visitará três países do Sudeste Asiático na próxima semana, enquanto a China intensifica os esforços para conquistar parceiros que possam amortecer os impactos de uma guerra comercial crescente com os Estados Unidos. Xi fará uma visita de Estado ao Vietnã entre os dias 14 e 15 de abril, e depois seguirá para a Malásia e o Camboja, onde permanecerá de 15 a 18 de abril, segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores da China divulgado nesta sexta-feira (11).

Nesta semana, o presidente dos EUA, Donald Trump, concedeu uma suspensão tarifária de 90 dias para esses três países, enquanto aumentava as tarifas sobre a China, como parte dos esforços de Washington para isolar Pequim.

Ao escolher o Sudeste Asiático como destino de sua primeira viagem internacional deste ano, Xi sinaliza a intenção de Pequim de aprofundar alianças como resposta às ameaças tarifárias de Trump. No início da semana, Xi presidiu uma Conferência Central de Trabalho sobre Diplomacia com Países Vizinhos, agora em formato ampliado, destacando o foco crescente da China no fortalecimento das relações regionais.

Vietnã, Camboja e Malásia vêm se beneficiando da diversificação das cadeias de suprimento fora da China desde o primeiro mandato de Trump, mas isso também os colocou na mira do líder americano, que tenta reprimir o transbordo de mercadorias chinesas.

Além disso, o Vietnã continua a disputar reivindicações territoriais com a China no Mar do Sul da China. O Camboja considera restaurar exercícios militares com os EUA, enquanto a Malásia enfrenta o escrutínio americano por seu suposto envolvimento no envio de chips restritos da Nvidia para a China.

Com informações de Bloomberg*

, , , ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes