Trump dá trégua global e lança ataque comercial à China

Trump impõe 125% à China e alivia o resto do mundoTrump impõe 125% à China e alivia o resto do mundo

Medida vem após pressão internacional e turbulência nas bolsas; China reage com aumento de tarifas para 84% nas importações dos EUA / Getty Images

Trump reduz tarifas a 10% por 90 dias para países aliados, mas eleva para 125% as da China, criticando sua postura nos mercados globais


O presidente Donald Trump reduziu nesta quarta-feira (9) as novas tarifas sobre importações da maioria dos parceiros comerciais dos EUA para 10% por 90 dias para permitir negociações comerciais com esses países. Trump anunciou a pausa horas depois de produtos de quase 90 países ficarem sujeitos a tarifas recíprocas mais rígidas impostas pelos Estados Unidos.

Segundo a CNBC, o presidente também disse em uma publicação nas redes sociais que estava aumentando as tarifas impostas às importações da China para 125% “com efeito imediato” devido à “falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais”.

A China, que é o terceiro maior parceiro comercial dos EUA, disse na quarta-feira que aumentaria sua tarifa para importações dos EUA para 84%.

Trump disse que “mais de 75 países” entraram em contato com autoridades americanas para negociar depois que ele revelou suas novas tarifas na semana passada.

Os índices do mercado de ações dispararam acentuadamente na quarta-feira com o anúncio de Trump, revertendo quatro dias de perdas. O índice de referência S&P 500 saltou 7%, o que o coloca a caminho de seu maior ganho em um único dia em cinco anos.

Quando questionado mais tarde sobre o motivo de sua decisão, Trump disse aos repórteres: “Bem, eu pensei que as pessoas estavam se desviando um pouco da linha”.

“Eles estavam ficando nervosos, sabe, eles estavam ficando um pouco nervosos, um pouco assustados”, disse Trump na Casa Branca.

O secretário do Tesouro, Scott Bessett, afirmou aos repórteres que Trump sempre teve a intenção de frear as tarifas abrangentes anunciadas pelo presidente na semana passada.

“Essa foi a estratégia dele o tempo todo”, disse Bessent na Casa Branca, onde autoridades, incluindo ele, negaram por dias que as tarifas seriam suspensas.

Em 2 de abril, Trump disse que imporia uma taxa básica de 10% para tarifas sobre importações de mais de 180 países.

Um subconjunto de importações de 90 países estaria sujeito a tarifas recíprocas que entraram em vigor na quarta-feira. Essas taxas aumentadas variaram de um mínimo de 11% a um máximo de 50%.

Os mercados financeiros estão em turbulência desde que Trump anunciou seu plano, com as bolsas de valores dos EUA sofrendo quatro dias consecutivos de queda até terça-feira.

O líder da minoria no Senado, Chuck Schumer, D-NY, criticou Trump na quarta-feira, dizendo que o presidente “está sentindo a pressão dos democratas e de toda a América sobre o quão ruins essas tarifas são”.

“Ele está cambaleando, está recuando, e isso é uma coisa boa”, disse Schumer.

“Este é um governo baseado no caos”, disse Schumer. “Ele muda as coisas dia após dia. Seus conselheiros brigam entre si, xingam uns aos outros, e não se pode governar um país com tanto caos, com tanta imprevisibilidade, com tanta falta de compreensão do que está acontecendo no mundo e dos fatos.”

O secretário do Comércio, Howard Lutnick, disse em um tweet que ele e o secretário do Tesouro, Scott Bessent, sentaram-se com Trump enquanto ele escrevia o anúncio no Truth Social, “uma das postagens mais extraordinárias do Truth de sua presidência”.

“O mundo está pronto para trabalhar com o presidente Trump para consertar o comércio global, e a China escolheu a direção oposta”, escreveu Lutnick.

Leia o anúncio completo de Trump sobre a Truth Social:

Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, estou, por meio deste, aumentando a tarifa cobrada da China pelos Estados Unidos da América para 125%, com efeito imediato. Em algum momento, esperançosamente em um futuro próximo, a China perceberá que os dias de exploração dos EUA e de outros países não são mais sustentáveis ​​ou aceitáveis.

Por outro lado, e com base no fato de que mais de 75 países convocaram representantes dos Estados Unidos, incluindo os Departamentos de Comércio, Tesouro e USTR, para negociar uma solução para os assuntos em discussão relativos a Comércio, Barreiras Comerciais, Tarifas, Manipulação Cambial e Tarifas Não Monetárias, e que esses países não retaliaram de forma alguma contra os Estados Unidos, por minha forte sugestão, autorizei uma PAUSA de 90 dias e uma Tarifa Recíproca substancialmente reduzida durante esse período, de 10%, também com efeito imediato. Agradeço a sua atenção a este assunto!

Com informações de CNBC*

Redação:
Related Post