Israel e Turquia jogam xadrez na sombra da Síria

Israel avisa e Turquia escuta no limite da guerraIsrael avisa e Turquia escuta no limite da guerra

Netanyahu envia equipe de segurança ao Azerbaijão para alertar Ancara sobre linhas vermelhas na Síria em meio ao avanço militar turco / Reprodução

Israel e Turquia iniciam conversas discretas no Azerbaijão para conter a escalada militar na Síria após ataques aéreos e ameaças sobre Palmira


Uma delegação israelense conversou com autoridades turcas no Azerbaijão nesta quarta-feira (9), confirmou o gabinete do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu nesta quinta-feira (10), enquanto ambos os países tentam evitar confrontos militares não intencionais na Síria em meio ao aumento das tensões.

Em um comunicado, o gabinete de Netanyahu anunciou que a delegação israelense foi liderada pelo Conselheiro de Segurança Nacional Tzachi Hanegbi, com a participação de altos representantes do Ministério da Defesa e dos serviços de segurança.

Citando uma fonte política israelense, a emissora estatal israelense Kan TV News informou na quinta-feira que Israel enfatizou durante as negociações que qualquer mudança na implantação de forças estrangeiras na Síria cruzaria uma linha vermelha e seria considerada uma violação de todas as regras.

Israel transmitiu uma mensagem à Turquia de que a intervenção militar, especialmente o estabelecimento de bases turcas na área de Palmira, teria repercussões para o regime sírio, de acordo com a Kan TV.

Citando fontes do Ministério da Defesa turco, a emissora estatal TRT da Turquia disse que os dois países iniciaram discussões técnicas para estabelecer um mecanismo destinado a evitar encontros militares não intencionais na Síria.

“O trabalho continuará para o estabelecimento de um mecanismo de redução da tensão”, de acordo com a TRT.

O desenvolvimento ocorre após ataques aéreos israelenses intensificados contra alvos sírios recentemente, incluindo ataques às bases aéreas militares de Palmira e T-4 (Tiyas), na província de Homs, no centro da Síria, no final de março.

De acordo com relatos da mídia, a Türkiye está planejando implantar tropas e sistemas de defesa aérea em algumas bases aéreas na Síria.

Com informações de Agências de Notícias*

Redação:
Related Post