Menu

China lança novo satélite de retransmissão de dados com sucesso

A China realizou com êxito o lançamento do satélite Tianlian II-04, que entrou em órbita na noite de quarta-feira (horário local), a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, localizado na Província de Sichuan, no sudoeste do país. O lançamento ocorreu às 23h55 (horário de Beijing) e utilizou um foguete transportador do modelo […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Xu Lihao/Xinhua

A China realizou com êxito o lançamento do satélite Tianlian II-04, que entrou em órbita na noite de quarta-feira (horário local), a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, localizado na Província de Sichuan, no sudoeste do país.

O lançamento ocorreu às 23h55 (horário de Beijing) e utilizou um foguete transportador do modelo Longa Marcha-3B. Segundo informações oficiais, o satélite foi inserido em sua órbita planejada logo após o lançamento.

O Tianlian II-04 é parte da segunda geração de satélites chineses de retransmissão de dados posicionados em órbita geossíncrona. O equipamento foi projetado para fornecer serviços de retransmissão de dados e operações de telemetria, rastreamento e comando (TT&C) a diversas missões espaciais do país.

A função do novo satélite inclui o suporte a espaçonaves tripuladas, como naves espaciais e estações orbitais, além de atender satélites de recursos posicionados em órbitas médias e baixas. O Tianlian II-04 também fornecerá suporte de TT&C durante lançamentos futuros de espaçonaves.

O lançamento representa a 565ª missão da série de foguetes Longa Marcha, utilizada pela China como principal plataforma para lançamentos orbitais desde a década de 1970. A série tem sido empregada em lançamentos de satélites de comunicações, observação da Terra, exploração lunar e missões tripuladas.

A operação integra o programa espacial chinês de expansão de infraestrutura orbital e apoio a missões tripuladas, além de reforçar a rede de retransmissão de dados que sustenta a atuação da China no espaço.

O governo chinês não divulgou informações adicionais sobre a vida útil prevista do satélite ou o cronograma de operação da nova unidade no contexto de suas missões espaciais em curso.

Com informações do Xinhua

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes