Maria Elizabeth Rocha faz história ao assumir o STM, prometendo inclusão, diversidade e um gabinete representativo para transformar a instituição
Maria Elizabeth Rocha, nova presidente do Superior Tribunal Militar (STM), assumiu o cargo nesta quarta-feira (12) com um discurso marcado por sua defesa do feminismo e do combate às desigualdades sociais. Durante a cerimônia de posse, ela se declarou abertamente feminista e destacou o orgulho de ser mulher. “Sou feminista e me orgulho de ser mulher”, afirmou. Ela é a primeira mulher a comandar o STM em mais de dois séculos de história da instituição, e seu mandato se estenderá até 2027.
Segundo informações da CNN, Maria Elizabeth enfatizou que o feminismo atual “desafia as velhas estruturas dogmáticas e faz prevalecer as experiências múltiplas e intersecionais do gênero feminino”.
Em seu discurso, ela também abordou a importância de incluir outras minorias sociais, como pessoas negras e LGBT, em suas ações e decisões à frente do tribunal.
A nova presidente anunciou que baseará sua gestão em três pilares fundamentais: “transparência, reconhecimento identitário e defesa do Estado Democrático de Direito”.
Conhecida por suas posições progressistas e por frequentemente divergir das decisões da Corte, Maria Elizabeth expressou o desejo de formar um gabinete diverso, incluindo pessoas transexuais e indivíduos com transtorno do espectro autista.
Além disso, ela revelou estar em processo de contratação de uma profissional venezuelana.
Em entrevista à CNN, Maria Elizabeth adiantou que pretende “nomear servidores privilegiando todos os critérios de alteridade e de identidade: de gênero, orientação sexual, raça e pessoas com transtorno do espectro autista”.
Sua abordagem inclusiva e compromisso com a diversidade prometem marcar uma nova era no STM, refletindo as demandas por representatividade e igualdade na sociedade contemporânea.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!