Menu

Irã rejeita negociar sob pressão e sanções

O Irã reafirma que não aceitará negociações sob pressão e sanções, enquanto os EUA insistem em um novo acordo nuclear, elevando as tensões diplomáticas O ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, enfatizou nesta segunda-feira (10) que seu país não considerará realizar negociações nucleares sob pressão e intimidação. Segundo a Xinhua, ele fez […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Irã descarta negociações nucleares sob pressão e intimidação
Pressão dos EUA não intimida Irã sobre acordo

O Irã reafirma que não aceitará negociações sob pressão e sanções, enquanto os EUA insistem em um novo acordo nuclear, elevando as tensões diplomáticas


O ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, enfatizou nesta segunda-feira (10) que seu país não considerará realizar negociações nucleares sob pressão e intimidação. Segundo a Xinhua, ele fez os comentários em uma publicação na plataforma de mídia social X ao reagir aos apelos do presidente dos EUA, Donald Trump, para negociar um acordo nuclear com Teerã.

Araghchi disse: “Não negociaremos sob pressão e intimidação”, referindo-se particularmente às ameaças e sanções militares de Washington contra o Irã. “Nem sequer consideraremos (negociação), não importa qual seja o assunto. Negociação é diferente de intimidação e emissão de ditames.”

O ministro reiterou que “o programa de energia nuclear do Irã sempre foi e sempre permanecerá inteiramente pacífico”, negando qualquer acusação de sua “potencial militarização”.

Araghchi acrescentou que o Irã estava realizando consultas separadas com as partes interessadas internacionais “em pé de igualdade e com respeito mútuo”, com o objetivo de explorar maneiras de construir mais confiança e mais transparência em seu programa nuclear em troca do levantamento de sanções “ilegais”.

Em uma entrevista à Fox Business Network transmitida na sexta-feira, Trump disse que quer negociar a questão nuclear com o Irã e enviou uma carta à liderança do país.

Falando em uma entrevista coletiva semanal em Teerã na segunda-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baghaei, disse que o país ainda não havia recebido tal carta. 

, , , ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes