A espaçonave Starship, da SpaceX, explodiu minutos após seu lançamento nesta quinta-feira, 6, espalhando destroços sobre o Caribe e levando a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) a suspender temporariamente voos em parte da Flórida. O incidente ocorreu pouco depois de o foguete perder controle durante o teste.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram fragmentos incandescentes no céu sobre o sul da Flórida e as Bahamas.
De acordo com a transmissão ao vivo da SpaceX, os motores da espaçonave foram desligados após um movimento de rotação descontrolado. Este foi o oitavo teste do Starship e o segundo consecutivo sem sucesso neste ano.
A FAA determinou a suspensão temporária das operações nos aeroportos de Miami, Fort Lauderdale, Palm Beach e Orlando. A agência também iniciou uma investigação para apurar as causas da falha e definir as condições para um novo lançamento.
A SpaceX informou que a espaçonave sofreu um “evento energético” na parte traseira, resultando na perda de múltiplos motores e do controle de atitude.
“O contato final com a espaçonave ocorreu aproximadamente 9 minutos e 30 segundos após a decolagem”, declarou a empresa.
A companhia afirmou ainda que os destroços não continham materiais tóxicos. No teste anterior, realizado em janeiro, a explosão da Starship espalhou fragmentos sobre ilhas do Caribe, atingindo um veículo nas Ilhas Turcas e Caicos.
O porta-voz da SpaceX, Dan Huot, comentou o incidente durante a transmissão ao vivo: “Infelizmente, isso aconteceu da última vez também, então já temos alguma prática”.
A FAA concedeu autorização para este lançamento antes da conclusão da investigação sobre o teste anterior. Com a nova falha, a agência avaliará medidas corretivas antes de aprovar outro voo.
O teste tinha como objetivo permitir que a Starship completasse quase uma órbita antes de reentrar na atmosfera sobre o Oceano Índico, simulando um pouso. O procedimento é considerado um passo fundamental para a realização de pousos em terra, etapa essencial para o desenvolvimento da espaçonave.
O foguete, de 123 metros de altura, faz parte do programa da SpaceX voltado a missões interplanetárias, incluindo a meta de enviar humanos a Marte. Com duas falhas consecutivas, a empresa enfrenta desafios no avanço dos testes e na adaptação do projeto para futuros lançamentos.