Trump ataca Zelensky em embate tenso no Salão Oval

Trump diz que Zelenskyy está "jogando com a terceira guerra mundial" em confronto no Salão Oval / Reprodução

Em uma reunião tensa na Casa Branca, Trump acusou Zelensky de arriscar a Terceira Guerra enquanto os dois líderes debatiam o futuro da Ucrânia


O presidente dos EUA, Donald Trump, acusou Volodymyr Zelensky de “jogar com a terceira guerra mundial”, enquanto uma reunião na Casa Branca sobre o fim da guerra na Ucrânia se transformou em uma disputa tensa. Segundo o Financial Times, elevando a voz para Zelensky, Trump disse nesta sexta-feira (28): “Vocês não têm as cartas agora conosco, vocês começam a ter problemas agora. Vocês estão apostando com as vidas de milhões de pessoas. Vocês estão apostando com a terceira guerra mundial.”

O vice-presidente JD Vance disse: “Você acha que é respeitoso vir ao Salão Oval dos Estados Unidos da América e atacar a administração que está tentando impedir a destruição do seu país?”

O líder ucraniano respondeu: “Todo mundo tem problemas, até você, mas você tem um oceano lindo e não sente [isso] agora, mas sentirá no futuro.”

Zelensky tem buscado um assento na mesa de negociações depois que Trump surpreendeu Kiev e outras capitais europeias ao iniciar negociações diretas com Putin sobre o fim do conflito.

Trump disse nesta sexta-feira que o presidente ucraniano “terá que fazer concessões”, acrescentando que Kiev “não voltará a lutar” se um acordo de paz for fechado, de acordo com os primeiros relatos da mídia sobre a reunião.

Os líderes também estão prontos para assinar um acordo de minerais que criaria um “fundo de investimento” conjunto EUA-Ucrânia que receberia 50 por cento de todas as receitas da “monetização futura” dos recursos naturais de propriedade de Kiev.

O texto não traz garantias explícitas de segurança dos EUA que Zelensky havia buscado, mas Trump disse que a presença de trabalhadores e interesses econômicos americanos na Ucrânia seria um impedimento suficiente para uma possível agressão russa.

Na sexta-feira, Trump descreveu o acordo como “muito justo”.

Trump diz que Zelensky “não está ganhando”

Donald Trump disse que Volodymyr Zelensky “não está ganhando isso” e alertou o presidente ucraniano que se ele não tivesse equipamento militar dos EUA, a guerra teria terminado em duas semanas.

“Você não está ganhando. Você não está ganhando isso. Você tem uma chance muito boa de sair bem, por nossa causa”, disse Trump. “Você falou muito. Seu país está em grandes apuros.”

Em uma troca tensa em que Trump e seu vice-presidente dos EUA, JD Vance, acusaram Zelensky de não ser grato pelo apoio dos EUA.

“Nós demos a vocês, por meio desse presidente idiota, US$ 350 bilhões… se vocês não tivessem nosso equipamento militar, essa guerra teria acabado em duas semanas”, disse Trump. “Vai ser muito difícil fazer negócios assim.”

Trump acusa Zelensky de ‘jogar com a Terceira Guerra Mundial’

O presidente Donald Trump acusou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky de “jogar com a Terceira Guerra Mundial” enquanto uma reunião no Salão Oval se tornava tensa.

Trump levantou a voz com Zelensky, dizendo-lhe “você não está realmente em uma boa posição agora” depois que Vance chamou Zelensky de “desrespeitoso” por litigar o conflito na frente da mídia americana.

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, levantou antigas ofensas da campanha eleitoral, incluindo críticas a Zelensky por ter feito uma visita de campanha com os democratas na Pensilvânia e não ter agradecido aos EUA.

“Vocês estão com poucos soldados… e então nos dizem que não querem um cessar-fogo”, disse Trump.

Rhyan de Meira: Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.