Lula nomeia Gleisi Hoffmann para articulação política e transfere Padilha para a Saúde após a saída de Nísia Trindade. Mudanças serão oficializadas em março
presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) formalizou uma alteração na Secretaria de Relações Institucionais (SRI), após a transferência do ministro Alexandre Padilha, que deixou o cargo para assumir a liderança do Ministério da Saúde. Segundo a CNN, em seu lugar, Gleisi Hoffmann, atual presidente do PT, será a nova titular da pasta.
Segundo uma nota divulgada pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Lula se reuniu com Gleisi na manhã desta sexta-feira (28) e “a convidou para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República”.
O comunicado também informou que “Gleisi vai substituir o atual ministro da SRI, Alexandre Padilha, que foi recém-indicado para o Ministério da Saúde. A posse da nova ministra está marcada para o dia 10 de março”.
A mudança ocorre após a saída de Nísia Trindade do comando da Saúde, com Padilha sendo designado para o cargo. Ele e Gleisi tomarão posse em suas novas funções no mesmo dia, 10 de março.
Inicialmente, a troca estava prevista para quinta-feira (6), mas foi adiada devido à preocupação com a possível baixa participação em um evento durante o período do Carnaval, conforme explicou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa.
Em declarações na quinta-feira (27), Lula explicou que a substituição de Nísia foi motivada pela necessidade de um perfil mais dinâmico.
“A Nísia era uma companheira da mais alta qualidade, minha amiga pessoal, mas estou precisando de um pouco mais de agressividade na política, que o governo tem que aplicar, mais agilidade, mais rapidez”, afirmou o presidente durante entrevista ao programa Balanço Geral Litoral, da TV Record. Ele também destacou que pretende concluir todas as mudanças após o Carnaval.
Confira a íntegra da nota oficial do governo
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na manhã desta sexta-feira, 28 de fevereiro, com a deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e a convidou para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Gleisi vai substituir o atual ministro da SRI, Alexandre Padilha, que foi recém-indicado para o Ministério da Saúde. A posse da nova ministra está marcada para o dia 10 de março.”