Rússia avalia possibilidade de retomar cooperação científica com os EUA

Mikhail Klimentiev/AFP

O assessor presidencial russo Andrey Fursenko afirmou que a retomada da cooperação científica entre a Rússia e os Estados Unidos é viável, mas que, caso aconteça, ocorrerá de uma maneira diferente do que no passado.

A declaração foi dada nos bastidores do Future Technologies Forum, evento realizado em Moscou. Fursenko destacou que, embora os laços científicos nunca tenham sido completamente interrompidos, a interação futura será estruturada de forma distinta devido a diversas razões.

“Eu acho que sim, é possível. Eu acho que os laços científicos nunca foram completamente congelados, alguma interação sempre persistiu. No entanto, avançando, as coisas serão estruturadas de forma diferente por várias razões”, disse Fursenko.

Diálogos Entre as Delegações Russa e Americana

No dia 18 de fevereiro, as delegações da Rússia e dos Estados Unidos se encontraram em Riad, na Arábia Saudita, para conversações que duraram 4,5 horas.

A Rússia foi representada pelo Ministro das Relações Exteriores Sergey Lavrov, o Assessor Presidencial Yury Ushakov e o CEO do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) Kirill Dmitriev.

Do lado americano, participaram o Secretário de Estado Marco Rubio, o conselheiro de segurança nacional Mike Waltz e o enviado especial para o Oriente Médio Steve Witkoff.

De acordo com Ushakov, as delegações discutiram uma ampla gama de questões, incluindo a reaproximação das posições da Rússia e dos Estados Unidos, bem como a cooperação no contexto da Ucrânia.

Ushakov esclareceu que ainda não estava definido quem seria o responsável por negociar o acordo ucraniano, mas que a decisão final caberia ao presidente russo, Vladimir Putin.

Avanços nas Relações Diplomáticas

Durante as conversações, Lavrov descreveu o diálogo como “muito produtivo”, destacando que ambos os países haviam concordado em nomear embaixadores em suas respectivas capitais o mais rápido possível.

Por sua vez, o Departamento de Estado dos Estados Unidos informou que tanto Lavrov quanto Rubio concordaram em formar grupos de negociação sobre a Ucrânia, além de discutir possibilidades de cooperação futura em questões geopolíticas de interesse mútuo.

O Future Technologies Forum

O Future Technologies Forum é um evento anual realizado em Moscou desde 2023. Este ano, o fórum conta com o apoio da Academia Russa de Ciências, da Fundação Russa de Ciências e do Centro Quântico Russo.

A coorganização fica por conta do Gazprombank, do governo de Moscou e da corporação estatal Rosatom. O Sber é o parceiro geral do evento, com a Rosseti atuando como parceiro estratégico e o Instituto Kurchatov como parceiro científico estratégico. A TASS, agência de notícias russa, é o parceiro de informações do fórum.

O evento, que visa promover o avanço tecnológico e científico, serve também como uma plataforma para discutir novas formas de cooperação internacional, especialmente em áreas como inovação, pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico.

Embora os detalhes sobre a cooperação entre Rússia e EUA ainda estejam em processo de negociação, os diálogos contínuos indicam uma possível reaproximação, tanto no campo científico quanto em outras áreas de interesse bilateral.

Com informações da TASS

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.