Quaest mostra cenário favorável para a direita em estados chave para 2026

DIVULGAÇÃO

Uma pesquisa realizada pelo instituto Genial/Quaest e divulgada na quinta-feira, 27, apresenta os possíveis cenários eleitorais para o governo de oito estados brasileiros nas eleições de 2026.

O levantamento, conduzido entre os dias 19 e 23 de fevereiro, ouviu eleitores com 16 anos ou mais. A margem de erro da pesquisa varia entre 2 e 3 pontos percentuais, dependendo do estado.

São Paulo

Em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) lidera a disputa com 38% das intenções de voto, seguido por Fernando Haddad (PT), com 15%, e Pablo Marçal (PRTB), com 12%. O ex-governador Márcio França (PSB) aparece com 6%.

Os indecisos somam 8%, enquanto 21% afirmam que votarão em branco ou nulo ou não vão votar. A pesquisa foi realizada com 1.644 eleitores e possui margem de erro de 2 pontos percentuais.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes (PSD) lidera com 29%, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) alcança 20%. Outros candidatos, como Benedita da Silva (PT) e Washington Reis (MDB), têm menos de 10% das intenções de voto.

A pesquisa foi realizada com 1.404 eleitores e apresenta margem de erro de 3 pontos percentuais. A proporção de indecisos é de 12%, e 24% dos entrevistados declararam que votarão em branco, nulo ou não votarão.

Minas Gerais

Em Minas Gerais, o senador Cleitinho (Republicanos) aparece na liderança com 33% das intenções de voto. O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), tem 16%, e o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), soma 8%.

A pesquisa foi feita com 1.482 eleitores e tem margem de erro de 3 pontos percentuais. A taxa de indecisos é de 18%, e 21% dos eleitores se declaram propensos a votar em branco, nulo ou não votar.

Pernambuco

Em Pernambuco, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), é o favorito, com 56% das intenções de voto. A governadora Raquel Lyra (PSDB) aparece com 28%. Outras opções, como Gilson Machado (PL), têm apenas 5%.

A pesquisa, com 1.104 entrevistados, apresenta margem de erro de 3 pontos percentuais. Apenas 3% dos eleitores são indecisos, enquanto 8% afirmam que votarão em branco, nulo ou não irão votar.

Bahia

Na Bahia, a disputa é acirrada entre ACM Neto (União Brasil), com 42%, e Jerônimo Rodrigues (PT), que alcança 38%. A pesquisa, realizada com 1.200 eleitores e margem de erro de 3 pontos, indica uma situação de empate técnico.

Os indecisos representam 5%, e 11% dos entrevistados se disseram inclinados a votar em branco, nulo ou não votar.

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, o cenário é de empate técnico entre Juliana Brizola (PDT), com 19%, e o tenente-coronel Zucco (PL), com 15%.

A pesquisa ouviu 1.104 eleitores e apresenta margem de erro de 3 pontos percentuais. Edegar Pretto (PT) tem 10%, enquanto Gabriel Souza (MDB) obteve 7%. Os indecisos somam 21%, e 28% dos entrevistados afirmam que votarão em branco, nulo ou não votarão.

Paraná

Em relação ao Paraná, o senador Sergio Moro (União Brasil) lidera com 30% das intenções de voto. O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), soma 18%, e Cristina Graeml (Podemos) alcança 10%. A pesquisa foi conduzida com 1.104 eleitores e tem margem de erro de 3 pontos percentuais.

Os indecisos representam 15%, e 20% dos entrevistados optaram por declarar que votarão em branco, nulo ou não votarão.

Goiás

Em Goiás, o vice-governador Daniel Vilela (MDB) lidera com 24%, seguido por Marconi Perillo (PSDB), que registra 15%. Outros nomes, como Adriana Accorsi (PT) e Vanderlan Cardoso (PSD), têm menos de 10% das intenções de voto.

A pesquisa foi realizada com 1.104 eleitores, com margem de erro de 3 pontos percentuais. Indecisos representam 21% e 20% dos eleitores indicam a possibilidade de votar em branco, nulo ou não votar.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.