Após queda de 17% nas ações, a ASMPT aposta no crescimento da IA e vê no boom do DeepSeek uma chance de aumentar a demanda por seus chips e ferramentas
A ASMPT, fabricante de equipamentos semicondutores sediada em Cingapura e listada em Hong Kong, disse que a empresa está vendo oportunidades na proliferação de aplicativos de inteligência artificial (IA) inspirados no DeepSeek , defendendo as perspectivas de longo prazo da empresa após o preço de suas ações despencar 17% nesta quarta-feira (26).
Segundo o South China Morning Post, a empresa, que fornece ferramentas para fabricação de semicondutores e eletrônicos, relatou na quarta-feira um declínio de 94,4 por cento no lucro líquido do quarto trimestre, para HK$ 4,2 milhões. A receita do trimestre de dezembro permaneceu estável em HK$ 3,4 bilhões em comparação com o mesmo período em 2023.
Suas ações caíram 16,6 por cento na quarta-feira, fechando a HK$ 64, contrastando fortemente com um rali mais amplo do mercado de ações em Hong Kong. O Hang Seng Index ganhou 3,3 por cento, enquanto o Hang Seng Tech Index subiu 4,5 por cento, levando a Semiconductor Manufacturing International Corporation e a Xiaomi da China a novas máximas.
O CEO da ASMPT, Robin Ng, disse em um briefing em Hong Kong que os negócios não relacionados à IA da empresa estão sob pressão em meio a uma economia lenta. A empresa está transferindo investimentos e recursos para segmentos relacionados à IA para alavancar oportunidades de crescimento, ele acrescentou.
Os modelos de linguagem grande de baixo custo e alto desempenho desenvolvidos pela startup chinesa DeepSeek são “bons para a indústria como um todo”, de acordo com Ng. “À medida que a IA fica mais barata, haverá mais proliferação de aplicativos, e isso significa mais demanda por chips de IA”, disse ele.
Fortes gastos de capital por empresas de Big Tech em infraestrutura de IA, como data centers, estão gerando uma demanda significativa por componentes, serviços de empacotamento e ferramentas. A ASMPT deve se beneficiar da tendência, pois seus negócios estão intimamente ligados ao número de chips que precisam de empacotamento.
O Alibaba Group Holding , proprietário do South China Morning Post, está liderando o setor de tecnologia da China em gastos com infraestrutura de IA após anunciar esta semana um ambicioso plano de US$ 52 bilhões para os próximos três anos , refletindo planos semelhantes, porém maiores, de gigantes da tecnologia dos EUA, incluindo Apple e Microsoft, em meio a uma intensa guerra tecnológica e tensões geopolíticas.
Ng disse que a rivalidade tecnológica e o impulso de autossuficiência de diferentes países não são ruins para fornecedores como a ASMPT. “Se [a demanda vem] da China ou do resto do mundo, não importa para nós”, disse ele.
Apesar do crescimento potencial dos chips relacionados à IA, 70% da receita da ASMPT ainda vem de chips tradicionais para carros e eletrodomésticos, que são vulneráveis a mudanças cíclicas.
Ng disse que sua empresa, que gerou cerca de 40% de sua receita na China, deve manter sua capacidade e infraestrutura enquanto aguarda uma recuperação econômica, o que ele espera que aumente a demanda por produtos como condicionadores de ar, geladeiras, smartphones e computadores pessoais.
“Sabemos que o mercado vai se recuperar, e é uma questão de tempo”, disse Ng.