Autoridades tailandesas alertam sobre os perigos dos cigarros zumbis, vapes misturados com etomidato, uma droga anestésica que pode causar sonolência extrema e morte
O governo tailandês alertou os jovens para permanecerem vigilantes contra a crescente ameaça de uma nova forma de narcótico, apelidada de “cigarros zumbis”, que combina cigarros eletrônicos com a perigosa droga etomidato. Segundo o South China Morning Post, Anukul Prueksanusak, porta-voz adjunto do Gabinete do Primeiro-Ministro, disse na segunda-feira (24) que as autoridades apreenderam uma quantidade significativa da droga recém-desenvolvida e prometeram intensificar a repressão contra ela.
As autoridades disseram em uma declaração divulgada no mesmo dia que os cigarros zumbis estão circulando principalmente em áreas de vida noturna, mas também estão sendo vendidos ilegalmente online e em ambientes sociais.
A declaração alertou o público para não se deixar enganar por alegações de que eles são seguros para uso.
O que torna os cigarros zumbis tão perigosos é o uso de etomidato, um agente anestésico que pode causar sonolência severa, redução da frequência respiratória e até a morte em alguns casos, de acordo com o comunicado.
“Não há como saber quais substâncias o vendedor misturou intencionalmente ou quanto [de narcóticos estão contidos]”, acrescentou Anukul.
Anukul também pediu aos pais que monitorem de perto o comportamento dos filhos em busca de sinais de alerta, como gastar grandes quantias de dinheiro, ficar sonolento durante grande parte do dia e se isolar em seus quartos.
As autoridades foram além, alertando que os cigarros eletrônicos representam riscos significativos à saúde, que só pioram quando misturados com narcóticos como o etomidato.
“Quanto mais drogas e outras substâncias são misturadas, mais perigoso se torna”, dizia a declaração.
Os alertas surgem após relatos preocupantes de graves problemas de saúde relacionados ao uso de cigarros eletrônicos na Tailândia.
O Nation, um jornal tailandês de língua inglesa, relatou na sexta-feira que um socorrista no sudeste da Tailândia transportou três estudantes para o hospital, em ocasiões diferentes, após eles sentirem dor no peito e falta de ar devido ao uso do cigarro eletrônico.
Um estudante de 15 anos da mesma área morreu em janeiro devido a complicações relacionadas ao uso prolongado de cigarro eletrônico.
Cigarros eletrônicos misturados com etomidato, também conhecido como “ óleo espacial ”, bem como outros sedativos, foram proibidos em Hong Kong desde meados de fevereiro.
As autoridades registraram 69 casos envolvendo essas drogas e apreenderam 5 kg (11 libras) de cartuchos de vaporizador ou líquidos contendo narcóticos entre o ano passado e janeiro.
No mesmo período, as agências policiais de Hong Kong interceptaram 400 gramas de produtos químicos em pó semelhantes ao etomidato.